Autor: EVESON GLICÉRIO MARTINS

Data da Defesa:  11/12/2010

RESUMO Esta pesquisa objetivou comprovar se a intenção de um consumidor em um dado local, disposto a comprar em uma loja situada em região de comércio especializado, está relacionada com a distância e a variedade de sortimentos que ela possui. Utilizou-se o modelo de Huff e MacCallum, que faz uma estimativa da probabilidade de escolha de uma loja por um cliente. Esta é uma ferramenta de apoio à decisão sobre a localização. A escolha de um ponto comercial é importante nas decisões de marketing, pois é de difícil reversão e pode causar falência. Por este motivo, devem ser usadas técnicas de apoio à decisão. A revisão teórica deste estudo aborda os principais conceitos de localização varejista, área de influência e técnicas de apoio ao geomarketing. A pesquisa é objetiva, quantitativa, básica e dedutiva. Um dos métodos de coleta de dados foi o survey, mediante a aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas com perguntas abertas. A aplicação do modelo foi realizada tendo como unidade de análise as lojas de componentes eletro-eletrônicos estabelecidas no quarteirão da Rua Carijós, em Belo Horizonte; como unidade de observação os consumidores destes produtos e como população os clientes. A amostra foi não probabilística e por acessibilidade. Com os dados, fez-se a calibragem do modelo e analisaram-se as estatísticas dos coeficientes das variáveis independentes. Ao final da pesquisa, concluiu-se que por ser igual para todas lojas, o coeficiente da distância não pôde ser calibrado. A variável variedade de sortimentos confirmou as expectativas do modelo.

Palavras-chave: Modelo de Huff. Geomarketing. Localização varejista.

ABSTRACT This research aimed at proving if the consumer’s intention in a specific place, willing to buy in a shop located in an area of specialized trade, is related to the distance and the variety of products it has. It was used the Huff e MacCallum model of 2008, which makes a choice estimation of a shop by one client. This is a supporting tool for the location decision. The choice of a trading place is important in the market decisions, because it is difficult to revert and it can cause bankruptcy. For this reason, support techniques should be used to help the decisions taken. The theoretical review of this work deals with the main concepts of retail location, area of influence and support techniques of geomarketing.  This research is objective, quantitative, basic and deductive. One of the data collection methods was the survey, it was applied semi structured questionnaires and interviews were conducted with open questions. The model application was performed and the shops of electronic components goods located in the block of Carijós street in Belo Horizonte were used as unit of analysis; the consumers of these products were the unit of observation and the clients were the population. The sample was non probabilistic and for accessibility. With the data, the calibrating of the model was made and the statistics of the coefficients of the independent variables were analyzed. By the end of the research, it was concluded that, for being equal to all the stores, the coefficient of distance could not be calibrated. The variety of goods variable confirmed the model expectancies.

Keywords: Huff model. Geomarketing. Retail location.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Cristina Fernandes de Muÿlder – Orientador