Mestrando(a): FÁBIO ROGÉRIO DE MORAIS

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Este trabalho teve como objetivo investigar, na percepção dos gestores, a existência de relação de interdependência entre educação corporativa, aprendizagem organizacional e inovação na Empresa de Correios e Telégrafos, Diretoria Regional de Minas Gerais. A pesquisa buscou entender como, na visão de gestores, a educação que se processa nas relações de trabalho promove um ambiente organizacional favorável à inovação, por meio do fortalecimento da aprendizagem e do conhecimento organizacional. Assim, entendendo que os gestores são os principais agentes na promoção da cultura da aprendizagem e do conhecimento, buscou-se compreender, na sua visão, como a educação corporativa, por meio de suas políticas e ações, imprime resultados efetivos na organização pesquisada. Para tanto, estruturou-se o referencial teórico em torno da teoria das organizações que aborda esta temática, de modo que pudesse fazer a aproximação entre os termos, considerando que a educação corporativa entra como palavra-chave no contexto do desenvolvimento humano e organizacional, compreendido como o conjunto de fatores intervenientes e favoráveis ao desenvolvimento de aprendizagens organizacionais e à criação e disseminação do conhecimento, alinhados às estratégias de negócios. Em busca de dados com maior consistência, levantou-se informações, qualitativamente, por meio de estudo de caso, de maneira descritiva, confrontando a prática encontrada na organização com a abordagem teórica. A apresentação e análise de dados ocorreram por meio da estruturação sequenciada dos objetivos específicos do estudo, em que cada tópico analisado foi construído a partir do confronto entre a teoria e a prática, considerando o conjunto de informações obtidas por meio das entrevistas, dos documentos da empresa e das observações do pesquisador. Os resultados desta pesquisa revelam que, no caso pesquisado, as políticas e as ações de educação corporativa favorecem a aprendizagem organizacional e a criação e disseminação de conhecimentos na empresa, caracterizada, de certo modo, pelos modelos apresentados por Meister (1999), Pawlowsky (2001) e Takeuchi e Nonaka (2008). Contudo, a existência de relação favorável à inovação não apresentou resultados significativos que pudessem representar reflexões pontuais sobre este aspecto. Mesmo havendo manifestação na fala dos gestores sobre a importância da educação corporativa e das aprendizagens organizacionais nos processos de inovação, quando se partiu para a averiguação do como a relação de interferência acontecia, os gestores não tinham clareza na estruturação dessa relação dentro da organização. Por fim, foram feitas as considerações finais e os apontamentos sobre as limitações do estudo, encerrando o trabalho com as sugestões para pesquisas futuras, com vistas ao aprofundamento do tema pesquisado.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Drª Kely César Martins de Paiva (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Cristiana Fernandes De Muylder (FUMEC)
Mestrando(a): FÁBIO ROGÉRIO DE MORAIS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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