Autor: DENISE LEITOGUINHO ROSSI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  09/06/2008

RESUMO O presente trabalho buscou identificar e analisar as dimensões teóricas do empreendedorismo internacional, tendo em vista o processo de internacionalização de uma grande empresa mineira do setor alimentício. Para a realização da pesquisa adotou-se o modelo de Dimitratos e Plakoyiannaki (2003), que definiram cinco dimensões constitutivas do empreendedorismo internacional (EI): é um fenômeno que abrange toda a empresa; é um processo em que os resultados são aferidos a médio e longo prazo; é sustentado por uma cultura organizacional empreendedora; está associado diretamente ao papel do empreendedor na identificação e exploração de oportunidades de negócios; e é um processo que agrega valor para a firma. O referencial teórico se estruturou dentro de três grandes pólos. O primeiro refere-se à internacionalização da firma e suas principais perspectivas; o segundo trata dos fatores estratégicos e relacionais de entrada e desempenho da firma no mercado estrangeiro; e o terceiro aborda as dimensões constitutivas do empreendedorismo internacional. Para alcançar o objetivo proposto pela pesquisa, realizou-se um estudo de caso de natureza exploratória, onde os dados foram coletados de maneira qualitativa, através da realização de entrevistas individuais semi-estruturadas utilizando-se quatro diferentes roteiros, além de análise documental. Participaram da pesquisa um diretor comercial, uma gerente de Relações Internacionais, uma gerente de Marketing, um gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos, um analista sênior de comércio exterior e três assistentes administrativos da área de Comércio Exterior (Comex). Para avaliação e tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Investigando a trajetória de internacionalização da empresa pesquisada, ficou evidenciado que várias questões importantes a caracterizam como uma empresa empreendedora, já que se estabeleceu primeiramente no mercado brasileiro, partiu de um “acontecimento ao acaso” para realizar seu primeiro negócio internacional, aproveitou esta oportunidade para iniciar suas exportações e ampliar sua rede de relacionamentos no exterior. Ficou comprovado que o EI é um fenômeno que perpassa toda a empresa, envolvendo não somente os níveis hierárquicos top. Há trinta e três anos a empresa mantém relações comerciais com o mercado externo, amplia gradativamente os investimentos e afere os resultados em médio e longo prazo. Por fim, todo esse processo agrega valor à firma.

 

Palavras-chave: internacionalização de empresa do setor alimentício, empreendedorismo internacional, relações internacionais.

ABSTRACT This study focuses on the identification and review of the theoretical dimensions of international entrepreneurship in light of the internationalization process of a large food company from Minas Gerais, Brazil. The study adopted the model of Dimitratos and Plakoyiannaki (2003), who defined five dimensions underlying international entrepreneurship (IE): it is a phenomenon which encompasses the entire company; it is a process in which the results are assessed on a medium and long range, it is sustained by an enterprising organizational culture; it is directly associated with the role of the entrepreneur in the identification and exploitation of business opportunities; and it is a process which adds value to the firm. The theoretical referential was constructed on three main aspects. The first refers to the internationalization of the firm and its main prospects. The second deals with the strategic and relational factors of the company’s entry and performance on the foreign market. And the third addresses the dimensions which comprise international entrepreneurship. In order to fulfill the goals proposed for this analysis, an exploratory case study was undertaken in which the data were collected in a qualitative manner, through a series of semi-structured individual interviews using four different outlines, in addition to documental analysis. The survey had the participation of a commercial director, an international relations manager, a marketing manager, a new product development manager, a senior foreign trade analyst, and three administrative assistants from the foreign trade department (Comex). The evaluation and treatment of the data involved content analysis. The investigation of the internationalization process of the company showed that several important points prove the company to have an entrepreneurial spirit, for it first established its position in the Brazilian market, then, due to a “chance” event, carried out its first international transaction, and took advantage of this opportunity to start exporting and expanding its relationship network abroad. It was shown that IE is a phenomenon which permeates the entire company, not involving merely the top hierarchical tiers. The company has maintained commercial relations with the foreign market for thirty-three years, gradually expanding its investments and evaluating its results on a medium and long term basis. And, finally, this entire process adds value to the firm.

 

Key-words: internationalization, international entrepreneurship, international relations.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

 

 

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