Autor: CLEBER ALBERTO ELIAZAR

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/12/2012

RESUMO O objetivo principal deste estudo foi analisar a relação entre as competências profissionais e a realidade vivenciada entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho. O caminho traçado baseou-se na prioridade em identificar as percepções de docentes e discentes de uma IES privada mineira, relacionadas à contribuição do curso de graduação em Educação Física, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos discentes. Os conceitos, características e capacidades foram propostos no modelo dos estudos de Fleury e Fleury (2001) definidos através dos saberes: agir, mobilizar, comunicar, aprender comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica. Estes facilitaram o direcionamento das abordagens para o questionário contribuindo com a agilidade e eficiência das informações geradas. É neste contexto que este trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a fundamentação teórica e metodológica no intuito de investigar a formação de competências profissionais sob a percepção de docentes e discentes do curso de educação física de uma IES do centro-oeste de Minas Gerais. A metodologia utilizou uma pesquisa de campo de natureza quantitativa, descritiva e comparativa, realizada por meio de uma coleta de dados, aplicada por um questionário que contou com 77 respondentes, sendo 12 docentes e 65 discentes do último ano de formação do curso de educação física de uma IES do centro-oeste mineiro. Para a coleta de dados dessa etapa, utilizou-se um questionário dividido em duas partes: uma voltada para os dados sócios demográficos dos pesquisados e outra direcionada para avaliação das capacidades profissionais em geral e das capacidades próprias da educação física. Os questionários foram apresentados em uma escala utilizando uma disposição do tipo likert de cinco pontos, variando entre a concordância completa e parcial, a neutralidade e a discordância completa e parcial. Com um total de 41 capacidades apresentadas, foi possível contemplar as sete competências listadas por Fleury e Fleury (2001) e direcionadas para o campo da educação física. O tratamento dos dados quantitativos foi estabelecido pela estatística descritiva complementada pela estatística univariada que permitiu comparar as percepções existentes entre os docentes e discentes pertencentes ao curso estudado. Após a apresentação, o tratamento e a análise dos dados, percebeu-se com os resultados, uma divergência entre a percepção expressa pelos professores e a posição encontrada entre os alunos, gerando alguns questionamentos em relação a uma reflexão sobre as competências que apresentaram maior grau de conflito, bem como a indicação de uma possível atualização dos conteúdos programáticos aplicados além da sequência adequada das disciplinas ao longo do curso. A contribuição deste estudo reflete-se na vantagem de se trabalhar o conceito de competência, permitindo que o foco seja concentrado realmente no que é necessário para a valorização da profissão de Educação Física. Entre as limitações encontradas para a realização deste trabalho, verifica-se que novas pesquisas devem ser direcionadas para o estudo qualitativo, uma vez que o resultado desta pesquisa revelou ser indispensável um estudo comparativo com outras IES, tanto públicas como privadas, compreendendo de forma aprofundada as percepções pessoais de docentes e discentes na Educação Física.

Palavras-chave: Competência profissional, docentes, discentes, educação física.

ABSTRACT The main objective of this study was to analyze the relationship between the professional skills and the real situation between the academic and the labor market. The road layout was based on the priority on identifying the perceptions of teachers and students of a private mining IES, related to the contribution of the undergraduate course in Physical Education, training and skills development of the students. The concepts, features and capabilities have been proposed in the model studies of Fleury and Fleury (2001) defined through knowledge: act, mobilize, communicate, learn, engage, take responsibility and have strategic vision. These approaches facilitated the targeting of contributing to the questionnaire with the agility and efficiency of information generated. It is in this context that this study was developed based on the concepts of competence that directed the theoretical and methodological approach in order to investigate the formation of professional skills in the perception of teachers and students of physical education course from a university in the Midwest Mine General. The methodology used field research quantitative, descriptive and comparative accomplished through data collection, applied by a questionnaire which included 77 respondents, 12 teachers and 65 students from last year’s training course in physical education IES a Midwestern mining. To collect data for this step, we used a questionnaire divided into two parts: one focused partners demographic data of respondents and another directed toward assessment of general professional skills and capabilities own physical education. The questionnaires were presented on a scale using a Likert-type arrangement of five points, ranging between complete and partial agreement, neutrality and disagreement complete and partial. With a total of 41 skills presented, it was possible to contemplate the seven skills listed by Fleury and Fleury (2001) and directed to the field of physical education. The quantitative data was established using descriptive statistics complemented by univariate statistical enabling compare perceptions between teachers and students belonging to the course studied. After the presentation, treatment and analysis of data, it was realized with the results, a difference between the perception and the position expressed by the teachers found among students, generating some questions in relation to a reflection on the skills presented high levels of conflict as well as the indication of a possible update of the syllabus applied beyond the proper sequence of courses throughout the course. The contribution of this study is reflected in the advantage of working the concept of competence, allowing the focus to be really focused on what is needed for the enhancement of the profession of physical education. Among the limitations encountered in this work, it appears that further research should be directed to the qualitative study, since the result of this research has proved indispensable a comparative study with other HEIs, both public and private, including in depth personal perceptions of teachers and students in physical education.

Palavras Chave: professional competence, teachers, students, physical education.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Orientadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório  – Docente

Prof. Dr. Zélia Miranda Klimnik – Participante externo

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