Título: CONTROLES INTERNOS: análise do nível de conhecimento dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior em Belo Horizonte-MG

Autor:  Noemia Farias dos Santos

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2017

Resumo: Esta pesquisa apresentou como tema os sistemas de controles internos gerenciais, com o objetivo de analisar e descrever o nível de conhecimento dos alunos do Curso de Ciências Contábeis de três instituições privadas de ensino superior em Belo Horizonte-MG acerca dos sistemas de controles internos sob a perspectiva do Modelo Coso. O estudo se caracterizou como descritivo, com abordagem quantitativa, e os métodos selecionados foram o survey e o estudo de caso, haja vista a coleta de informações dos alunos nas instituições Alfa, Beta e Gama. O instrumento de coleta de dados adotado na pesquisa foi o questionário estruturado com perguntas fechadas relacionadas ao controle interno, alicerçadas conforme a estrutura do Modelo Coso (2013), embasado no instrumento elaborado por Baptista (2011). Os respondentes da pesquisa foram os estudantes do Curso de Ciências Contábeis que já haviam cursado ou cursavam a disciplina de Auditoria nas instituições citadas. Em se tratando de referência para estudos e aplicação dos controles internos, ressalta-se a relevância do Modelo Coso (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), pois muitas entidades já constroem sua estrutura de controles internos seguindo as recomendações nele expressas. O Modelo Coso é uma entidade caracterizada como sem fins lucrativos, que visa colaborar com o aperfeiçoamento dos relatórios financeiros, contribuir para a redução dos riscos, embasado na ética, na efetividade de aplicação de controles internos e na governança corporativa. Os resultados da pesquisa confirmaram que, em geral, os alunos das instituições pesquisadas tendem a não possuir nenhum ou possuir pouco conhecimento sobre o assunto abordado, segundo sua própria percepção. Ainda assim, quando se tratou da importância da estrutura de controle interno, os respondentes julgaram a maioria dos itens como muito importante. Na análise dos percentuais de acertos por instituição acerca dos componentes do controle interno, percebeu-se que as notas apresentadas pelos alunos das três instituições pesquisadas ficaram abaixo da média geral. Conforme o modelo de equação estrutural, os resultados demonstraram que os coeficientes das correlações entre os construtos investigados foram muito baixos e, ainda, a correlação entre a declaração de conhecimento sobre o controle interno e a avaliação da composição dos componentes de controle interno se apresentou negativa. Esse resultado negativo indica um prognóstico da falta de conhecimento dos alunos acerca dos controles internos.  Em razão de o Modelo Coso apresentar uma estrutura de controle interno relevante para as organizações, conjectura-se que, no mínimo, as questões básicas da sua estrutura deveriam ser conhecidas pelos alunos. Portanto, recomenda-se que o Modelo Coso seja difundido no meio acadêmico, com vistas a preparar melhor os futuros contadores.

Palavras-chave: Sistema de Controles Internos. Modelo Coso. Curso de Ciências Contábeis.

 

ABSTRACT: This research presented as a topic the systems of internal management controls, with the objective of analyzing and describing the level of knowledge of the students of the Accounting Sciences Course of three private higher education institutions in Belo Horizonte-MG about the systems of internal controls under the Perspective of the Coso Model. The study was characterized as descriptive, with a quantitative approach, and the selected methods were the survey and the case study, considering the information collection of the students in the Alpha, Beta and Gama institutions. The instrument of data collection adopted in the research was the questionnaire structured with closed questions related to internal control, based on the structure of the Coso Model (2013), based on the instrument elaborated by Baptista (2011). The respondents of the research were the students of the Course of Accounting Sciences who had already attended or attended the discipline of Audit in the mentioned institutions. In reference to studies and application of internal controls, the relevance of the Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission is emphasized, since many entities already construct their internal control structure following the recommendations expressed in it. The Coso Model is a non-profit entity that aims to collaborate in the improvement of financial reporting, contribute to risk reduction, based on ethics, effective enforcement of internal controls and corporate governance. The results of the research confirmed that, in general, the students of the institutions studied tend to have none or have little knowledge about the subject addressed, according to their own perception. Still, when it came to the importance of the internal control structure, respondents judged most of the items to be very important. In the analysis of the percentage of correct answers per institution about the components of internal control, it was noticed that the grades presented by the students of the three institutions studied were below the general average. According to the structural equation model, the results showed that the coefficients of the correlations between the investigated constructs were very low and, also, the correlation between the knowledge statement about the internal control and the evaluation of the composition of the internal control components was negative . This negative result indicates a prognosis of students’ lack of knowledge about internal controls. Because the Coso Model presents an internal control structure relevant to organizations, it is conjectured that, at a minimum, the basic questions of its structure should be known to the students. Therefore, it is recommended that the Coso Model be disseminated in the academic environment, in order to better prepare future accountants.

Keywords: Internal Control System. Coso Standard. Course of Accounting Sciences.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Qual o nível de conhecimento dos alunos do Curso de Ciências Contábeis sobre os controles internos à luz da estrutura do Modelo Coso?”

Banca Examinadora

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Orientador

Profª Drª Eliane Bragança Matos – Docente

Prof. Dr. Tarcisio Afonso – Participante Externo

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