Título: CONSUMO INFANTIL: um estudo com crianças da região metropolitana em Belo Horizonte/MG

Autor: LILIANE DE OLIVEIRA REZENDE

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 15/12/2015

Resumo:

O consumidor infantil compreende uma parcela da população que merece uma atenção especial por parte das autoridades responsáveis pela regulamentação e legislação das propagandas e publicidades infantis, uma vez que a criança está em formação biopsicológica, possuindo, assim, baixo senso crítico diante de propagandas publicitárias. Nesse contexto, ressalta-se que algumas propagandas podem ser consideradas abusivas, expondo as crianças a interações não desejadas nessa fase da vida em relação ao consumo. Não obstante, além das diversas mídias a que estão expostas, destaca-se o importante papel representado pelos grupos de referência na formação dos hábitos de consumo das crianças. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar o modo como se configura o comportamento do consumidor infantil segundo a percepção de crianças de 9 a 11 anos de idade, residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG. O trabalho compreendeu uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado, a partir do qual foram entrevistadas 53 crianças, com o consentimento formal dos pais ou responsáveis. Os dados coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo, a partir de cinco construtos estabelecidos após o levantamento teórico relacionado. No que se refere ao construto ‘significado de consumo’, identificou-se que o papel do consumo para as crianças entrevistadas se limita a gastar dinheiro e a consumir produtos dos quais elas gostam, tais como brinquedos, roupas, alimentos e guloseimas em geral, constituindo, portanto, uma atividade prazerosa. No que tange aos ‘aspectos simbólicos’ presentes no consumo infantil, observou-se que os produtos de marcas conhecidas, apesar de no discurso serem associadas à qualidade e durabilidade, mostraram-se símbolo de status e pertencimento social. Em relação ao construto ‘grupo de referência’, ficou evidente a forte influência que as crianças recebem do grupo primário, e, posteriormente, de outros familiares, colegas e amigos, sejam eles do ambiente escolar sejam da vizinhança. Nesse construto, os resultados apontaram que o consumo assume o papel de socialização, inclusão, exclusão e diferenciação social. No que tange ao construto ‘mídia’, evidenciou-se há motivação para consumir quando as crianças assistem à televisão. E, por último, no construto ‘valor monetário’, verificou-se que as crianças nesta faixa etária já têm noção de “caro” ou “barato”, sendo que algumas relatam poupar para consumir no futuro, o que pode ser um reflexo, novamente, da influência dos grupos de referência primários.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Consumo Infantil. Comportamento do Consumidor Infantil. Grupos de Referência.

Abstract:

The child consumer, comprises part of the population that deserves special attention by the authorities responsible for the regulations and legislation of children’s advertising and publicity, once this individual is in bio-psychological formation, thus having low critical sense in the face of promotional advertising. In this context, it is noteworthy that some may be considered abusive, exposing children to unwanted interactions in this phase of life, with regard to consumption. Nevertheless, apart from the various media to which they are exposed, there is the important role played by reference groups in the formation of consumption habits in children. Within this context, the present study aimed to analyze the configuration of child consumer behavior as perceived by children of ages 9 to 11, residents in the metropolitan region of Belo Horizonte, MG. This study comprised a descriptive research with a qualitative approach. A semi-structured interview guide was elaborated for data collection, from which 53 children were interviewed, with the formal consent of parents or guardians. The data gathered were treated in the light of the content analysis, from five constructs established from the related theoretical research. In terms of the construct ‘meaning consumption’, it was identified that the role of consumption for children interviewed is delimited to spend money and consume products they like such as toys, clothes, food and sweets in general, therefore, a pleasant activity. In terms of symbolic aspects present in children’s consumption the research showed that products of known brands of, although are associated with quality and durability, are found to be a symbol of status and social belonging. Regarding the construct reference group, it was evident the strong influence received by the primary group, the family, and further more of other family members, colleagues, friends in the school environment or neighborhood. In the third construct, reference groups, the results showed that consumption takes on the role of socialization, inclusion, exclusion and social differentiation. As for the media construct, motivation to consume received by children to watch television was evident. And lastly, in the monetary value construct it was verified that children in this age group already have the concept of «expensive» or «cheap», and some have reported saving to consume in the future, which may be a reflection, again, of the influence within primary reference groups.

Keywords: Consumer Behavior. Children’s Consumption. Behavior of the Child Consumer. Reference Groups.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE: INTEGRANDO METODOLOGIAS PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO E PRODUÇÃO E SUAS VERTENTES SOCIAIS, ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS.

 

Banca Examinadora

Orientador: CAISSA VELOSO

FREDERICO VIDIGAL      Participante Externo

GUSTAVO RODRIGUES CUNHA                Docente

 

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