Autor: JORGIANE SUELEN DE SOUSA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 16/08/2010
RESUMO Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar como se relacionam comprometimento organizacional e carga horária de trabalho em uma instituição de ensino superior privada do interior de Minas Gerais, a partir da abordagem multidimensional de Medeiros (2003). Contou-se com a participação de 187 docentes de ensino superior, submetidos a três regimes de carga horária: integral, parcial e horista. O estudo apoiou-se em um estudo de caso, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas de levantamento de dados. Para a coleta de dados, adotou-se o modelo de medida construído e validado por Medeiros (2003), composto por perguntas fechadas em formato de escala de concordância do tipo Likert. A análise quantitativa dos dados buscou comparar os resultados do comprometimento organizacional em suas três dimensões, afetiva, normativa e instrumental, divididas em sete bases, conforme a escala EBACO (Escala de Bases do Comprometimento), considerando as informações demográficas e ocupacionais dos professores participantes da pesquisa, utilizando-se para isso dos testes estatísticos de Friedman, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Após a mensuração quantitativa e com base em seus principais resultados, realizou-se análise qualitativa, consistindo em 19 entrevistas com um grupo de professores escolhidos e divididos intencionalmente de acordo com as variáveis sexo, idade, grau de escolaridade e regime de trabalho. A análise dos três regimes de carga horária dos docentes permitiu constatar alto comprometimento nas bases obrigação pelo desempenho, afetiva e afiliativa, sendo que os docentes integrais e horistas revelaram maiores escores a esse respeito. O indicador mais expressivo em relação à obrigação pelo desempenho refere-se à preocupação com o bom desempenho da função na instituição. Quanto à base afetiva, percebe-se maior identificação com a filosofia da instituição. A base afiliativa concerne ao sentimento de pertença ao grupo. As mulheres têm maiores crenças de que devem manter certas atitudes e regras da instituição a fim de se manterem nela. Os homens acreditam que teriam um pouco mais de alternativas no mercado educacional de trabalho caso deixassem a instituição em que lecionam. Os docentes acima de 40 anos se sentem mais seguros em deixar a instituição em razão da experiência adquirida, a profissionalização, e o tipo de profissão que exercem. Os professores especialistas se sentem mais seguros em deixar a instituição, considerando que terão maiores oportunidades de trabalho fora dela. Os professores com regime integral sentem-se mais reconhecidos pelos colegas de trabalho. Os professores parciais e os horistas se queixam mais em relação à falta de recompensas e de oportunidades oferecidas pela instituição. Os professores que atuam em apenas um curso se sentem mais inseguros em deixar a instituição.
Palavras-chaves: Comprometimento organizacional, Carga horária, Instituição de Ensino Superior.
ABSTRACT This research aimed to investigate the relationship between organizational commitment and workload at a private institution of higher education in Minas Gerais, based on the multidimensional approach by Medeiros (2003). A hundred eighty[1]seven professors of higher education working on hourly, part-time or full-time basis participated in the research, which was based on a case study using quantitative and qualitative procedures for data collection. The measurement model developed and validated by Medeiros (2003), which is composed of closed-ended questions using a Likert scale of agreement, was adopted to collect data. The quantitative data analysis sought to compare the results of organizational commitment in three dimensions – affective, normative and instrumental – divided into seven bases according to the Scale of Organizational Commitment Bases – EBACO. The professors‟ demographic and occupational information was considered and the statistical tests of Friedman, Mann-Whitney and Kruskal-Wallis were used. Following the quantitative measurement and based on its main results, a qualitative analysis was carried out, consisting of 19 interviews with a group of professors intentionally chosen and divided according to gender, age, level of education and working hours. The analysis of the professors‟ three regimes of work revealed high commitment concerning obligation for performance as well as affective and affiliative bases, with professors working on a full-time or an hourly basis having the highest scores. The most significant indicator in relation to the obligation for performance refers to the concern with the proper performance of the function at the institution. As for the affective basis, higher identification with the philosophy of the institution was observed. The affiliative basis concerns the feeling of belonging to the group. Women‟s beliefs are stronger when it comes to the necessity of keeping some attitudes and rules of the institution in order to keep employed in it. Men believe they would have little more alternatives in the educational labor market in case they leave the institution. Professors over 40 years feel safer to leave the institution because of the experience, professionalization, and type of their profession. Specialist professors feel safer in leaving the institution considering they will have more job opportunities. Professors working on a full-time basis feel more recognized by coworkers. Professors working on a part-time or an hourly basis complain more about the lack of rewards and opportunities offered by the institution. Professors who teach only one course feel more insecure about leaving the institution.
Keywords: Organizational commitment. Workload. Higher Education Institution.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador
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