Autor: JOSIAS GOMES RIBEIRO FILHO
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 13/06/2013
RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo central analisar como se configura o comprometimento organizacional de docentes efetivos do quadro permanente e de docentes temporários do quadro provisório de um campus de uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da abordagem multidimensional de Medeiros (2003). Participaram deste estudo 59 docentes efetivos e temporários da IES pesquisada. O trabalho apoiou-se em um estudo de caso, utilizando-se de técnicas de abordagem quantitativa e qualitativa de coleta de dados. Para o levantamento desses dados, adotou-se, como instrumento de medida, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), construída e validada por Medeiros (2003) e constituída de questões fechadas em formato de escala do tipo Likert de seis pontos. A análise quantitativa buscou comparar os resultados do comprometimento organizacional em suas três dimensões, afetiva, normativa e instrumental, ampliadas para as sete bases da escala EBACO. Para tanto, consideraram-se as informações demográficas e ocupacionais dos docentes participantes, utilizando-se dos testes estatísticos de Friedman, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Após análise quantitativa e com base em seus principais resultados, procedeu-se a uma análise qualitativa, a partir de 12 entrevistas com docentes selecionados intencionalmente de acordo com gênero, idade, grau de escolaridade, tempo de serviço na Instituição, tempo de atividades no magistério e situação funcional. A análise dos resultados da pesquisa revelou alto comprometimento dos docentes amostrados para com as bases obrigação pelo desempenho, afetiva, afiliativa e linha consistente de atividade, com os docentes temporários apresentando escores ligeiramente superiores aos seus pares efetivos. Por outro lado, um baixo comprometimento foi verificado em relação às bases falta de recompensas e oportunidade e escassez de alternativas, indicando que os docentes discordam sobre a existência de falta de recompensas e oportunidade na Instituição, com os efetivos revelando maior discordância. Os docentes discordaram ainda sobre a escassez de alternativas de trabalho em caso de deixarem a organização, sendo que os temporários queixam-se menos dessa situação. A preocupação com o bom desempenho da função na Instituição foi o indicador mais relevante da base obrigação pelo desempenho. Quanto à base afetiva, o indicador mais expressivo associa-se à crença nos valores e objetivos da organização, enquanto o sentimento de pertencimento ao grupo foi o mais expressivo da base afiliativa. Os docentes com idade até 40 anos mostram-se mais satisfeitos com as recompensas e oportunidades oferecidas pela Instituição. Já os docentes especialistas revelaram maior crença e identificação com os valores e objetivos institucionais. Os docentes temporários sentem maior segurança em caso de deixar a Instituição, acreditando encontrar maiores oportunidades de emprego no mercado, como também se sentem mais reconhecidos pelos colegas. Por outro lado, os temporários se queixam mais em relação à falta de recompensas e de oportunidade dentro da instituição.
Palavras-chaves: Comprometimento organizacional. Situação funcional. Instituição de Ensino Superior.
ABSTRACT This research aims to analyze how central is configured and relates the organizational commitment of lecturers of the permanent staff and temporary provisional campus of a Federal institution of higher education from the multidimensional approach of Medeiros (2003). This study involved 59 effective and temporary teachers of Institution of Higher Education. The work supported in a case study, using techniques of quantitative and qualitative approach to data collection. For the removal of such data, as an instrument of measurement, the scale of the Organizational Commitment (EBACO), built and validated by Medeiros (2003), and consist of closed questions in Likert type scale format of six points. Quantitative analysis sought to compare the results of the organizational commitment in its three dimensions, affective, normative and instrumental, extended to the seven foundations of EBACO range. For both it was considered the demographic and occupational information of participating teachers, using statistical test of Friedman, Mann-Whitney and Kruskall-Wallis. After quantitative analysis and based on its main results, a qualitative analysis, from 12 interviews with teachers intentionally selected according to gender, age, grade, length of service in the institution, teaching activities and functional situation. The analysis of the survey results showed high commitment of the teachers sampled to the performance obligation, emotional bases, afiliativa and consistent line of activity, with the temporary teachers showing slightly higher scores to their peers. On the other hand, a low commitment was verified against ACE foundations lack of rewards and opportunity and a lack of alternatives, indicating that the teachers disagree that there was lack of rewards and opportunity at the institution, with the effective revealing greater disagreement. The teachers disagreed with the scarcity of work alternatives in case of leaving the Organization, temporary complain less of this situation. The concern with the good performance of the function in the institution was the most relevant indicator of performance obligation basis. Affective basis, the most significant indicator Associates to belief in the values and objectives of the Organization, while the feeling of belonging to the Group was the most expressive afiliativa base. Teachers aged up to 40 years are more satisfied with the rewards and opportunities offered by the institution. Already teachers experts revealed higher belief and identification with the values and institutional goals. The temporary teachers feel greater safety in case of leaving the institution, believing find more job opportunities on the market, but also feel more recognized by colleagues. On the other hand the more complain against temporary lack of rewards and opportunity within the institution.
Keywords: organizational. Functional Impairment. Institution of higher education.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador
Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente
Prof.ª Dr.ª Renata Simões Guimarães e Borges – Participante externo
Baixar arquivo: JOSIAS GOMES RIBEIRO FILHO