Mestrando(a): JOSIAS GOMES RIBEIRO FILHO
Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar como se configura o comprometimento organizacional de docentes efetivos do quadro permanente e de docentes temporários do quadro provisório de um campus de uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da abordagem multidimensional de Medeiros (2003). Participaram deste estudo 59 docentes efetivos e temporários da IES pesquisada. O trabalho apoiou-se em um estudo de caso, utilizando-se de técnicas de abordagem quantitativa e qualitativa de coleta de dados. Para o levantamento desses dados, adotou-se, como instrumento de medida, a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), construída e validada por Medeiros (2003) e constituída de questões fechadas em formato de escala do tipo Likert de seis pontos. A análise quantitativa buscou comparar os resultados do comprometimento organizacional em suas três dimensões, afetiva, normativa e instrumental, ampliadas para as sete bases da escala EBACO. Para tanto, consideraram-se as informações demográficas e ocupacionais dos docentes participantes, utilizando-se dos testes estatísticos de Friedman, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Após análise quantitativa e com base em seus principais resultados, procedeu-se a uma análise qualitativa, a partir de 12 entrevistas com docentes selecionados intencionalmente de acordo com gênero, idade, grau de escolaridade, tempo de serviço na Instituição, tempo de atividades no magistério e situação funcional. A análise dos resultados da pesquisa revelou alto comprometimento dos docentes amostrados para com as bases obrigação pelo desempenho, afetiva, afiliativa e linha consistente de atividade, com os docentes temporários apresentando escores ligeiramente superiores aos seus pares efetivos. Por outro lado, um baixo comprometimento foi verificado em relação às bases falta de recompensas e oportunidade e escassez de alternativas, indicando que os docentes discordam sobre a existência de falta de recompensas e oportunidade na Instituição, com os efetivos revelando maior discordância. Os docentes discordaram ainda sobre a escassez de alternativas de trabalho em caso de deixarem a organização, sendo que os temporários queixam-se menos dessa situação. A preocupação com o bom desempenho da função na Instituição foi o indicador mais relevante da base obrigação pelo desempenho. Quanto à base afetiva, o indicador mais expressivo associa-se à crença nos valores e objetivos da organização, enquanto o sentimento de pertencimento ao grupo foi o mais expressivo da base afiliativa. Os docentes com idade até 40 anos mostram-se mais satisfeitos com as recompensas e oportunidades oferecidas pela Instituição. Já os docentes especialistas revelaram maior crença e identificação com os valores e objetivos institucionais. Os docentes temporários sentem maior segurança em caso de deixar a Instituição, acreditando encontrar maiores oportunidades de emprego no mercado, como também se sentem mais reconhecidos pelos colegas. Por outro lado, os temporários se queixam mais em relação à falta de recompensas e de oportunidade dentro da instituição.
Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO
Professores Drs. da Banca:
Prof. Dr. Luiz Carlos Honório
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia
Faculdade Novos Horizontes
Profª Drª Renata Simões Guimarães e Borges
UFMG
Mestrando(a): JOSIAS GOMES RIBEIRO FILHO
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações