Autor:  Gislaine Soares Cruz

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  08/02/2018

Resumo: A realização deste estudo se adere à agenda de pesquisas ao tema
“comprometimento organizacional” como elemento indispensável ao alcance da
efetividade organizacional. As constantes transformações ocorridas nas
organizações requerem dos indivíduos a capacidade de mudança e adaptação
diante de novos cenários e desafios, exigindo estratégias diversificadas de
atuação. A Federação Brasileira de Bancos apontou as mudanças ocorrida a
partir dos anos de 1990 no setor bancário, com destaque para os altos
investimento em inovações e melhorias tecnológicas. Essas mudanças
ocorreram em um cenário de grande concorrência entre as instituições
bancárias e de necessidade de melhores resultados organizacionais, ou seja,
de aumento de capital e de diminuição de custos. No âmbito da estratégia do
Banco pesquisado, destaca-se a criação dos escritórios digitais, o que traz uma
nova forma de realizar o trabalho pelo bancário. O objetivo deste estudo
consistiu em identificar e analisar, na percepção dos sujeitos pesquisados,
como se configura o comprometimento organizacional dos funcionários que
atuam em um banco de economia mista no estado de Minas Gerais. Esta
pesquisa classifica-se como descritiva com abordagem quantitativa e
qualitativa. Foram pesquisados 167 bancários. O questionário aderente ao
comprometimento organizacional, de Meyer e Allen (1991), validado por
Marques (2011), foi adaptado para este estudo e utilizado como instrumento de
coleta de dados quantitativos. Os softwares Excel e SPSS – Statistical
Package for the Social Sciences
foram utilizados para o processamento dos
dados. Realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas com 12
profissionais bancários, com base na análise de conteúdo. Encontraram-se
altos índices de comprometimento organizacional, sendo a base afetiva a que
mais se destacou, seguida da calculativa e da normativa. Na análise do
comprometimento organizacional, identificou-se que 80,80% dos funcionários
apresentaram alto grau de vínculo afetivo, seguido de 70,10%, que
apresentaram alto vínculo calculativo, e por fim 49,10% apresentaram alto
vínculo de comprometimento normativo. A triangulação de dados aprofundou
os resultados encontrados, no qual revelou um forte comprometimento
calculativo na fala dos sujeitos.

Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Banco. Escritório digital.

Abstract: The accomplishment of this study adheres to the agenda of researches to the
theme «organizational commitment» as an indispensable element to the reach of
the organizational effectiveness. The constant transformations that occur in
organizations require individuals to be able to change and adapt to new
scenarios and challenges, requiring diverse strategies of action. The Brazilian
Federation of Banks pointed out the changes that occurred in the banking
sector in the 1990s, with emphasis on high investments in technological
innovations and improvements. These changes occurred in a scenario of great
competition between banking institutions and the need for better organizational
results, ie capital increase and cost reduction. Within the scope of the Bank’s
strategy, the creation of digital offices is highlighted, which brings a new way of
doing the work for the banking worker. The objective of this study was to identify
and analyze, in the perception of the subjects surveyed, how the organizational
commitment of the employees working in a mixed economy bank in the state of
Minas Gerais is configured. This research is classified as descriptive with a
quantitative and qualitative approach. 167 banks were surveyed. The
questionnaire adhering to the organizational commitment, by Meyer and Allen
(1991), validated by Marques (2011), was adapted for this study and used as a
quantitative data collection instrument. The software Excel and SPSS –
Statistical Package for the Social Sciences were used for data processing.
Individual semi-structured interviews were conducted with 12 banking
professionals, based on content analysis. We found high levels of
organizational commitment, with the affective base being the most highlighted,
followed by the calculative and the normative. In the analysis of the
organizational commitment, it was identified that 80.80% of the employees had
a high degree of affective bonding, followed by 70.10%, presented a high
calculative link, and finally 49.10% presented a high link of normative
commitment. The data triangulation deepened the results found, in which it
revealed a strong calculative impairment in the subjects’ speech.

Keywords: Organizational commitment. Bank. Digital office.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente

Prof. Dr. Mario Teixeira Reis Neto – Participante Externo

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