O objetivo geral deste trabalho é descrever e analisar como se configuram e são geridas as competências gerenciais de gestores de empresas do setor varejista do polo de moda do Barro Preto na percepção dos gerentes e de outros membros da equipe comercial. Para tanto, levou-se em consideração o modelo de competência de Paiva (2007). A pesquisa realizada caracterizou-se como de campo, nos moldes de um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de levantamento e análise documental e da realização de entrevistas com dois roteiros estruturados e espelhados com gestores e não gestores de lojas do varejo de moda do Barro Preto, o que caracterizou uma triangulação de dados. Os sujeitos foram escolhidos pelos critérios de acessibilidade e conveniência. Os dados coletados foram organizados e tratados em três etapas – preparação, tabulação e análise temática -, seguindo critérios de repetição e reincidência e buscando alcançar a essência do fenômeno. Extratos das entrevistas foram utilizados para ilustrar as análises com as falas dos sujeitos. A respeito dos dados demográficos e funcionais dos entrevistados, a maioria é do sexo feminino, encontra-se na faixa etária de 31 a 35 anos, é solteira, possui ensino médio completo e trabalha no polo de moda do Barro Preto pelo período de 1 a 5 anos. Para a maioria dos entrevistados, a noção de competência está ligada à ação; eles têm consciência de que o gestor ocupa um espaço intermediário na hierarquia organizacional e de que trabalha em um ambiente marcado por ambiguidade, contradições e cobranças. Com efeito, os entrevistados ressaltam como competência do gestor a habilidade de relacionamento e a capacidade de resolver conflitos. Assim, para serem gerentes competentes, os entrevistados atestam a necessidade de formação acadêmica, sem deixar de considerar a importância da experiência, ou seja, do saber acumulado caracterizado por tarefas desenvolvidas na ocupação do posto de trabalho. O estudo sugere a importância da aprendizagem informal na formação e no desenvolvimento da competência dos gerentes, principalmente por meio da figura do ?gerente modelo?, ou seja, aquele que é considerado o espelho para os demais membros da equipe comercial. Por fim, apontam-se as limitações deste estudo e sugere-se a ampliação da pesquisa.
Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA
Professores Drs. da Banca:
Profª Drª Kely César Martins de Paiva
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Profª Talita Ribeiro da Luz
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Mário Teixeira Reis Neto
FUMEC
Mestrando(a): ÉRIKA FORTES PERDIGÃO NICOLAI
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações
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