Autor: VERA LUCIA VIEIRA MARTINS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  11/08/2010

RESUMO O Objetivo geral desta pesquisa foi analisar como se encontram configuradas as competências profissionais das enfermeiras-gestoras do Hospital Governador Israel Pinheiro, na percepção delas próprias, considerando o modelo de gestão compartilhada implementado na instituição. O referencial teórico foi dividido em duas partes. Na primeira parte, foi abordada a função gerencial, sob o olhar dos autores clássicos e contemporâneos; em seguida foi descrito o trabalho gerencial da enfermagem. Na segunda parte, foi discutida a competência profissional e gerencial, além da competência de enfermagem de acordo com os principais autores que escrevem sobre o tema. A abordagem escolhida para atender a um dos objetivos específicos e apoiar a análise da pesquisa foi o modelo de Paiva (2007). Na metodologia, foi esclarecido que esta dissertação contou com uma pesquisa de campo, descritiva, nos moldes de um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa. Foram entrevistadas 15 enfermeiras-gerentes e os dados coletados foram analisados à luz da técnica de “análise de conteúdo”. De acordo com as entrevistadas, o modelo de gestão tripartite implementado nos departamentos assistenciais possibilitou a interdisciplinaridade e a visão do todo, pois os profissionais passaram a ter um conhecimento também das outras áreas de trabalho, o que favorece as discussões, a busca de soluções para os problemas que surgem no departamento e também uma participação mais efetiva nos outros departamentos, já que a Gerência Hospitalar promove reuniões onde são apresentados e discutidos os projetos de cada departamento. Nesse contexto, a enfermeira assumiu um papel diferenciado, tendo em vista a diversidade de suas funções e as dificuldades em termos de se estabelecer enquanto “gerente”. Nesse sentido, os dados apontaram para a exteriorização da competência profissional das enfermeiras gerentes, apoiados em todas as componentes, com destaque para a Funcional, a Comportamental, a Política e a Cognitiva, ficando a Ética restrita a alguns relatos mais esparsos. Foi possível observar, também, a importância do feedback da própria enfermeira e de terceiros para o desenvolvimento de suas competências e o realinhamento de seus comportamentos, os quais visam tanto a assistência como os resultados econômicos tanto as pessoas como os processos, tanto o paciente como o corpo funcional que o atende. Além disso, a preponderância de ações individuais em relação à gestão das competências das entrevistadas denota fragilidades do ponto de vista da coletividade, fato preocupante quando se considera a profissão de enfermagem e, em sentido mais amplo, qualquer outra na qual seus membros atuam de modo mais isolado. Isso reforça a percepção de Paiva (2007) quanto ao caráter individual e individualizante do discurso e dos processos envolvidos na gestão de competências em organizações contemporâneas. Ao final, limitações do presente estudo e sugestões para pesquisas futuras, para as enfermeiras e para o hospital foram listadas.

Palavras-chave: Gerente, competência profissional, enfermeira, hospital público.

 

 

ABSTRACT The purpose of this thesis was to analyze how the professional competences of nurse managers are configured at the Governador Israel Pinheiro Hospital, considering their own perception as well as the shared management model implemented at the institution. The theoretical framework was divided into two parts. The first part addressed the managerial function, from the perspective of classical and contemporary authors, and then described the work of nursing management. The second part discussed the professional and managerial competence, in addition to the competence of nursing according to the authors who write about the topic. The approach chosen to meet one of the specific goals and support the analysis of the research was Paiva (2007) model. As for the methodology, it was clarified that the present dissertation included a descriptive field survey, similar to a case study with a substantially qualitative approach. Fifteen nurse managers were interviewed and the collected data were analyzed based on the technique of «content analysis», in three distinct stages. After a description of demographic and functional data of the subjects interviewed, the data related to their perceptions concerning the management and professional competences were presented and analyzed. According to the respondents, the tripartite management model implemented in the care departments enables the interdisciplinary and intuition of the whole, since professionals began to have a knowledge of other work areas, which facilitates the discussion and search for solutions to the problems that arise in the department and also a better participation from other departments, since the Hospital Management holds regular meetings where the projects of each department are presented and discussed. Within this context, the nurse assumed a unique role owing to the diversity of their roles and the difficulties in terms of establishing as a «manager». Accordingly, the data pointed to the externalization of the professional competences of nurse managers supported in all components with emphasis on the Functional, Behavioral, and Cognitive, Political ones, but the Ethics was restricted to some more sparse reports. It was also noticed, the importance of the feedback from nurses and others to develop their competences and realignment of their behavior, which is aimed at both the assistance and economic outcomes, both people and processes, as well as the patient and the workforce that look to him. Moreover, the preponderance of individual actions in relation to the management of competences of the respondents denotes weaknesses in terms of collectivity, a worrisome point when considering the nursing profession and, more broadly, any other profession where its members operate more isolated. This reinforces Paiva (2007) perception, regarding the individual and individualizing character of the discourse and the processes involved in management of competences in contemporary organizations. At the end, limitations of this study and suggestions for future research, for nurses and the hospital were listed.

Keywords: manager, professional competence, nurse, public hospital.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva Orientadora

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