Mestrando(a): JOSE KLEMENS DUARTE PESSOA

Orientador(a): LUCIANO ZILLE PEREIRA

As organizações, atualmente, têm vivenciado profundas transformações econômicas, sociais e ambientais. Inseridas num mercado cada vez mais competitivo, exige-se delas ações contínuas que visam maximizar os seus resultados e garantir suas permanências no mercado. O problema direcionador da pesquisa foi o seguinte: Quais aspectos percebidos pelos públicos interno e externo da Cooperativa de Crédito podem configurar competências organizacionais passíveis de abordagem estratégica? O objetivo geral foi identificar, a partir das informações obtidas junto aos gestores, funcionários administrativos e cooperados, aspectos de competências que pudessem ser explorados de forma estratégica. A ambiência do estudo retratou uma cooperativa de crédito que atende, de forma especial e diferenciada, um grupo de servidores de um órgão público federal, sediada em Belo Horizonte/MG. O referencial teórico se baseou nas transformações ocorridas nas organizações, no conceito de competências, nas competências organizacionais, na estratégia empresarial e competências e na estratégia competitiva para as organizações do setor de serviços, com ênfase em Ruas, Antonello e Boff (2005) e Fleury e Fleury (2001; 2004). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, com o desenvolvimento de pesquisa descritiva, tendo como estratégia o estudo de caso. A unidade de análise foi uma cooperativa de crédito e como sujeitos, os gestores, os funcionários administrativos e os cooperados da organização pesquisada. Os critérios de identificação dos gestores, funcionários administrativos e cooperados foram a acessibilidade e a intencionalidade; quanto ao público externo, aplicou-se o critério de saturação, em razão da repetição das informações obtidas. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e, para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os dados demográficos apontaram para perfis distintos, preponderando entre os gestores o sexo masculino, casados, com média de idade de 52 anos, naturais do interior do estado de Minas Gerais e Bahia, com escolaridade variando do ensino médio a pós-graduação (especialização). Com relação aos funcionários administrativos, prevaleceu o sexo feminino, com média de 32 anos de idade, em sua maioria de Belo Horizonte/MG, predominando a condição de casados, com escolaridade variando entre superior incompleto a superior completo. Os cooperados possuem média de idade de 44,2 anos, com equilíbrio entre os gêneros e naturalidade, a maioria é casada e possui o ensino médio completo. Foram ressaltadas, como condições favoráveis da Cooperativa, a qualidade da infraestrutura; a facilidade na resolução de pendências e na obtenção de crédito; a cordialidade no atendimento, além da proximidade em relação ao local de trabalho dos cooperados. Como aspectos negativos, foram apresentados: as taxas de juros elevadas; a demora no atendimento no horário de almoço e a inexistência de local destinado a estacionamento. Considerando o conjunto de informações levantadas que podem constituir competência organizacional passível de exploração estratégica, configurando um diferencial competitivo, destacaram-se: o atendimento personalizado, com facilitação do acesso às áreas funcionais da instituição, inclusive à diretoria; a facilidade na obtenção e renegociação de empréstimos; a concessão de patrocínios, como bolsas de estudos integrais ou parciais e kit escolar; a realização de eventos que propiciam o congraçamento e a aproximação dos integrantes da Cooperativa e a possibilidade de retornos mais vantajosos nas aplicações financeiras.

Orientador(a): LUCIANO ZILLE PEREIRA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Profª Drª Kely César Martins de Paiva

Faculdade Novos Horizontes