Título: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS um estudo no segmento de negócios de limpeza urbana e saneamento de uma construtora mineira
Autor: SIRENE DA CONCEIÇÃO FERNANDES PRATA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 14/08/2008
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi descrever e analisar como se configuram as
competências gerenciais, requeridas e efetivas, na opinião dos gestores de uma
empresa mineira da construção civil, do segmento de limpeza urbana e saneamento,
tendo em vista o seu crescimento como um todo e o de sua estrutura no segmento
observado. Para atender ao objetivo, apoiou-se em uma metodologia nos seguintes
moldes: realização de um estudo de caso em uma empresa do segmento de limpeza
urbana e saneamento, de natureza tanto qualitativa como quantitativa; definição das
unidades de análise e de observação como os baixos e médios gestores da
empresa pesquisada; e utilização das técnicas de levantamento documental,
entrevistas com a alta administração (contando com quatro entrevistados),
questionário com as médias e baixas gerências (considerando uma população de
248 gestores e efetivando-se a pesquisa com uma amostra de 237 respondentes); e
observação direta durante todo o processo de coleta de dados. Para o tratamento de
dados, foram estabelecidos os seguintes caminhos: os dados secundários do
levantamento documental foram apreciados à luz da técnica de análise de conteúdo,
assim como os dados primários foram apreciados por meio de entrevistas; para os
dados primários coletados por meio dos questionários, foi realizado um tratamento
estatístico de natureza uni e bivariada, com auxílio de softwares estatísticos. Dentre
os principais achados, ressaltam-se: a empresa valoriza competências ligadas
diretamente às exigências dos clientes ou do próprio negócio, sendo que algumas
dessas competências, do ponto de vista do arcabouço conceitual utilizado nesta
dissertação, não poderiam ser assim consideradas, como é o caso de assiduidade e
freqüência; os altos gestores apresentaram competências que não estão descritas
nas políticas da empresa, denotando um desalinhamento entre o prescrito nas
políticas e suas opiniões pessoais; as dimensões das competências quanto aos
conhecimentos foram aquelas que obtiveram maior variação entre o requerido pela
empresa e o efetivo do gestor, quando comparadas às habilidades e atitudes;
quanto às competências gerenciais, de acordo com Quinn et al. (2003), prevaleceu o
perfil eficaz de «produtores conceituais», quanto à percepção dos gestores sobre o
que é esperado e prescrito pela empresa, enquanto que nos resultados da
competência apontada como efetiva verificou-se que o modelo não se enquadra em
nenhum dos perfis propostos pelo autor, apesar de os níveis apresentados serem
considerados eficazes, denotando a necessidade de ajustes do modelo adotado; e
as respostas com relação às competências prescritas pela organização indicam que
os médios e baixos gestores parecem conhecer o que é demandado deles em
termos das competências prescritas formalmente pela empresa em suas políticas
internas. Ao final, foram apontadas as limitações da pesquisa e as sugestões para
investigações futuras.
Palavras-chave: Competências profissionais, Competências gerenciais, Gerência, Gerentes, Gestores
Abstract: The main aim of the present work was to describe and analyze how one configurates
the managerial competences which are required and effective, according to the
opinion of the gestors of a construction company, from the segment of urban
cleaning and sanitation services in Minas Gerais, Brazil, having in mind its growth as
a whole and the growth of its structure in the observed segment. In order to
accomplish the proposed goal, one based the present study on the following
methodology: a qualitative and quantitative case study in an organization of the
segment of urban cleaning and sanitation services; the definition of the middle and
lower gestors of the researched company as the units of analysis and observation;
the use of techniques of documental survey, interviews with high administration (four
interviewed altogether), questionnaires for the middle and low managers (considering
a population of 248 gestors and concluding the research with a sample of 237
answers); and direct observation during the whole process of data collection. In order
to treat the data, one established the following paths: secondary data of the
documental survey was analyzed in the light of the content analysis technique,
primary data was analyzed by means of interviews; statistical softwares were used to
treat in an uni- and bi-varied nature the primary data collected by means of
questionnaires. Amongst the main findings, one highlights the following: the company
values those competences directly linked to the demands of the clients or the
business itself. Some of those competences could not be so considered, from the
point of view of the conceptual framework used in this dissertation, such as
attendance and frequency; the high gestors presented competences that are not
described in the policies of the company, what denotes a disallignement between the
prescribed in the policies and personal opinions; the importance of the competences
in relation to the knowledge was higher for the ones that obtained more variation
amongst the required by the company and the gestor himself or herself, when
compared to the abilities and attitude; concerning the managerial competences,
according to Quinn et al. (2003), the efficient profile of «conceptual productors»
prevailed in relation to the perception of the gestors on what is expected and
prescribed by the company, whereas in the results of competence pointed out as
effective, one verifies that the model does not fit in any of the profiles proposed by
the author, despite the fact that the levels presented were considered efficient, thus
denoting the need of adjustments of the adopted model; and the answers regarding
the competences prescribed by the organization indicate that the middle and lower
gestors seem to know what is required from them regarding the competences
formally prescribed by the organization in its internal policies. At the end, the
limitations of the research were pointed out and one gave suggestions for further
research.
KEY WORDS: professional competences. Managerial competence. Management.
Manager. Gestors.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Problema de Pesquisa: “Como se configuram as competências gerenciais, requeridas e efetivas, na opinião dos gestores?”
Banca Examinadora
Orientador: Profª Drª Kely César Martins de Paiva
Profª Drª Talita Ribeiro da Luz – Docente
Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Anna – Participante Externo
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