Mestrando(a): SIMONE VELOSO SANTANA DE FIGUEIREDO

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

O objetivo desta dissertação foi descrever e analisar como se encontram configuradas as competências gerenciais esperadas (ideais) e efetivas (reais) de gestores da JR Higienização Ltda., quanto à percepção de subordinados lotados na administração central localizada em Belo Horizonte. Foram discutidos conceitos relacionados a gerência e a gerentes e sobre competências profissionais e sua gestão no nível gerencial. A pesquisa, nos moldes de um estudo de caso, considerou como unidade de análise os gerentes, especificamente quanto a suas competências gerenciais, e como unidade de observação os subordinados da administração da empresa abordada, os quais não ocupam cargo associados à função gerencial. Como a pesquisa foi pautada nas abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação metodológica, ocorreram duas fases de coleta de dados, além do levantamento de dados secundários, por meio documental. Na primeira, foi aplicado um questionário com frases correspondentes aos oito papéis do modelo de Quinn et al. (2003), o qual foi distribuído aos 65 funcionários, tendo 45 deles retornado devidamente preenchidos. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com 12 sujeitos, escolhidos por acessibilidade, com vistas a obter esclarecimentos e aprofundamento na temática da pesquisa. As técnicas de análise de dados neste estudo foram: a análise documental, a estatística descritiva uni e bivariada e a análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, salientam-se: a JR Higienização, fundada há 37 anos, vem implementando um novo sistema de informações, implicando uma série de mudanças nas expectativas e nos comportamentos dos gestores; os oito papéis gerenciais do modelo analítico adotado, nos planos do ideal e do real, são percebidos de modo distinto pelos subordinados; os papéis de Inovador e de Facilitador (tanto no plano ideal como no efetivamente realizado pelos gestores da empresa) foram os menos percebidos pelos subordinados tanto na primeira fase quanto na segunda fase da pesquisa; os resultados apontaram para uma percepção esperada por parte dos subordinados quanto aos papéis de coordenador e de diretor, porém o que eles observam na prática dos gestores é o desempenho de negociador e de mentor; e a maioria dos entrevistados não vê diferença decorrente de competências em função de desigualdade em termos de sexo, idade, estado civil e tempo no cargo do gerente, todavia elas parecem alinhadas a níveis de escolaridade, tempo de casa, nível hierárquico e tempo de gerenciamento de pessoas da mesma equipe. O estudo finaliza com as limitações da pesquisa e sugestões para novas investigações.

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Professores Drs. da Banca:

 

Profª Drª Kely César Martins de Paiva
ORIENTADORA
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Juvencio Braga de Lima
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Anderson de Sousa Sant’anna
PUC MINAS

Mestrando(a): SIMONE VELOSO SANTANA DE FIGUEIREDO

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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