Autor: ALEXANDRE AUGUSTO GAMBERINI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/08/2013

RESUMO O objetivo geral desta pesquisa foi descrever e analisar como se encontram configuradas as competências profissionais dos bibliotecários que atuam na rede de bibliotecas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET[1]MG). No referencial teórico, foram abordados os conceitos de competências, competências profissionais, de acordo com Fleury e Fleury (2001,2004), Dutra (2002), Ruas (2001), Zarifian(2001), profissional bibliotecário e competências profissionais dos bibliotecários, de acordo com Valentin (2000), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Biblioteconomia, bem como a proposição de Ohira, Prado e Schimidt (2004). Quanto à metodologia, optou-se por um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa. As unidades de análise foram as bibliotecas da rede do CEFET-MG e os sujeitos da pesquisa foram 17 bibliotecários que atuam nos diversos campus da instituição. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo dos dados primários obtidos das entrevistas. A análise e a apresentação de dados foram estruturadas em três tópicos, sendo o primeiro as percepções dos bibliotecários a respeito dos conceitos de competência; o segundo, a análise e descrição das competência profissionais dos bibliotecários de acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Biblioteconomia e o terceiro consistiu na análise e descrição das competências profissionais dos bibliotecários de acordo com as competências propostas por Ohira, Prado e Schimdt (2004). Os resultados alcançados mostraram que as competências profissionais dos bibliotecários são formadas pela integração da competência técnica de processar, armazenar e difundir a informação em diferentes suportes da informação, pelo processamento técnico dos itens do acervo, que envolve as atividades de catalogação, classificação e indexação, pela capacidade em orientar os usuários quanto ao uso da informação e pelas competências administrativas de gestão, atitudes que beneficiem o ambiente de trabalho, como ter flexibilidade, paciência, capacidade de comunicação.

Palavras Chaves: Competência. Competência profissional. Profissionais bibliotecários.

ABSTRACT The objective of this research was to describe and analyze how they are configured the professional skills of librarians who work in the libraries of the Federal Center of Technological Education of Minas Gerais ( MG – CEFET ) . In the theoretical framework , addressed the concepts of skills , professional skills , according to Fleury and Fleury ( 2001.2004 ) , Dutra (2002 ) , Ruas (2001 ) , Zarifian (2001 ) , librarian and professional skills of librarians in according to Valentin (2000), the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Library as well as the proposition Ohira , Prado and Schmidt (2004 ) . Regarding the methodology , we opted for a descriptive case study with a qualitative approach . The units of analysis were the libraries network CEFET – MG and the subjects were 17 librarians who work in the various campuses of the institution . The data collection technique used was the semistructured interviews and data analysis was performed through the content analysis of primary data obtained from interviews . The analysis and presentation of data were structured into three topics , the first being the perceptions of librarians about the concepts of competence , the second , the analysis and description of the professional competence of librarians in accordance with the Guidelines of the National Library and the third course consisted of the analysis and description of the professional skills of librarians in accordance with the powers proposed by Ohira , Prado and Schmidt (2004 ) . The results obtained showed that the professional skills of librarians are formed by the integration of technical expertise to process , store and disseminate information in different information media , the technical processing of the items of the collection , which involves the activities of cataloging , classification and indexing , the ability to guide users in the use of information and the administrative management skills , attitudes that benefit the work environment , such as having flexibility , patience , communication skills .

Key words: Competence, Professional Competence, Librarians

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª  Talita Ribeiro da Luz– Orientadora

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof.ª Dr.ª Simone Costa Nunes  – Participante externo

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