Autor: SIRENE DA CONCEIÇÃO FERNANDES PRATA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/05/2008

RESUMO O objetivo geral deste trabalho foi descrever e analisar como se configuram as competências gerenciais, requeridas e efetivas, na opinião dos gestores de uma empresa mineira da construção civil, do segmento de limpeza urbana e saneamento, tendo em vista o seu crescimento como um todo e o de sua estrutura no segmento observado. Para atender ao objetivo, apoiou-se em uma metodologia nos seguintes moldes: realização de um estudo de caso em uma empresa do segmento de limpeza urbana e saneamento, de natureza tanto qualitativa como quantitativa; definição das unidades de análise e de observação como os baixos e médios gestores da empresa pesquisada; e utilização das técnicas de levantamento documental, entrevistas com a alta administração (contando com quatro entrevistados), questionário com as médias e baixas gerências (considerando uma população de 248 gestores e efetivando-se a pesquisa com uma amostra de 237 respondentes); e observação direta durante todo o processo de coleta de dados. Para o tratamento de dados, foram estabelecidos os seguintes caminhos: os dados secundários do levantamento documental foram apreciados à luz da técnica de análise de conteúdo, assim como os dados primários foram apreciados por meio de entrevistas; para os dados primários coletados por meio dos questionários, foi realizado um tratamento estatístico de natureza uni e bivariada, com auxílio de softwares estatísticos. Dentre os principais achados, ressaltam-se: a empresa valoriza competências ligadas diretamente às exigências dos clientes ou do próprio negócio, sendo que algumas dessas competências, do ponto de vista do arcabouço conceitual utilizado nesta dissertação, não poderiam ser assim consideradas, como é o caso de assiduidade e freqüência; os altos gestores apresentaram competências que não estão descritas nas políticas da empresa, denotando um desalinhamento entre o prescrito nas políticas e suas opiniões pessoais; as dimensões das competências quanto aos conhecimentos foram aquelas que obtiveram maior variação entre o requerido pela empresa e o efetivo do gestor, quando comparadas às habilidades e atitudes; quanto às competências gerenciais, de acordo com Quinn et al. (2003), prevaleceu o perfil eficaz de «produtores conceituais», quanto à percepção dos gestores sobre o que é esperado e prescrito pela empresa, enquanto que nos resultados da competência apontada como efetiva verificou-se que o modelo não se enquadra em nenhum dos perfis propostos pelo autor, apesar de os níveis apresentados serem considerados eficazes, denotando a necessidade de ajustes do modelo adotado; e as respostas com relação às competências prescritas pela organização indicam que os médios e baixos gestores parecem conhecer o que é demandado deles em termos das competências prescritas formalmente pela empresa em suas políticas internas. Ao final, foram apontadas as limitações da pesquisa e as sugestões para investigações futuras.

Palavras-chave: Competências profissionais, Competências gerenciais, Gerência, Gerentes, Gestores.

ABSTRACT The main aim of the present work was to describe and analyze how one configurates the managerial competences which are required and effective, according to the opinion of the gestors of a construction company, from the segment of urban cleaning and sanitation services in Minas Gerais, Brazil, having in mind its growth as a whole and the growth of its structure in the observed segment. In order to accomplish the proposed goal, one based the present study on the following methodology: a qualitative and quantitative case study in an organization of the segment of urban cleaning and sanitation services; the definition of the middle and lower gestors of the researched company as the units of analysis and observation; the use of techniques of documental survey, interviews with high administration (four interviewed altogether), questionnaires for the middle and low managers (considering a population of 248 gestors and concluding the research with a sample of 237 answers); and direct observation during the whole process of data collection. In order to treat the data, one established the following paths: secondary data of the documental survey was analyzed in the light of the content analysis technique, primary data was analyzed by means of interviews; statistical softwares were used to treat in an uni- and bi-varied nature the primary data collected by means of questionnaires. Amongst the main findings, one highlights the following: the company values those competences directly linked to the demands of the clients or the business itself. Some of those competences could not be so considered, from the point of view of the conceptual framework used in this dissertation, such as attendance and frequency; the high gestors presented competences that are not described in the policies of the company, what denotes a disallignement between the prescribed in the policies and personal opinions; the importance of the competences in relation to the knowledge was higher for the ones that obtained more variation amongst the required by the company and the gestor himself or herself, when compared to the abilities and attitude; concerning the managerial competences, according to Quinn et al. (2003), the efficient profile of «conceptual productors» prevailed in relation to the perception of the gestors on what is expected and prescribed by the company, whereas in the results of competence pointed out as effective, one verifies that the model does not fit in any of the profiles proposed by the author, despite the fact that the levels presented were considered efficient, thus denoting the need of adjustments of the adopted model; and the answers regarding the competences prescribed by the organization indicate that the middle and lower gestors seem to know what is required from them regarding the competences formally prescribed by the organization in its internal policies. At the end, the limitations of the research were pointed out and one gave suggestions for further research.

KEY WORDS: professional competences. Managerial competence. Management. Manager. Gestors.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmicas das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva – Orientadora

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