Mestrando(a): FÁTIMA IMACULADA GONÇALVES BUZETTI

Orientador(a): Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada, junto a um grupo de servidores técnico-administrativos do CEFET-MG com o objetivo de analisar os efeitos das competências adquiridas por meio de cursos de capacitação stricto sensu, na realização de suas atividades diárias. As diretrizes estabelecidas pelo Decreto 5.707/06 colocou a capacitação em foco ao considerá-la um processo permanente e deliberado de aprendizagem para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais. Vista como uma nova forma de valorizar o servidor e, consequentemente, de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, a capacitação destaca-se como uma prática de iniciativa tanto do servidor quanto da instituição. É nessa perspectiva que esta pesquisa objetiva analisar os efeitos das competências adquiridas pelos servidores técnico-administrativos, por meio de cursos de capacitação, na realização de suas atividades, na visão deles próprios e do gestor de pessoal. O principal suporte à análise e interpretação dos resultados foi a definição de competência construída por Fleury e Fleury (2001b), associada a interpretações referentes à gestão de pessoas. A principal conclusão indica a percepção por parte dos respondentes de que a pós-graduação stricto sensu está agregando valor social aos servidores. Contudo, eles reconhecem que a forma como essa capacitação tem sido regulamentada, não tem contribuído efetivamente para agregar valor econômico a Instituição.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva

UFMG

Prof. Dr. João Bosco Laudares

CEFET/PUC-MG
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.

Área de concentração: Organização e estratégia

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