Mestrando(a): JOSÉ JARBAS RAMOS FILHO

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Na atualidade, a profissionalização da gestão tem-se mostrado como algo essencial ao pleno desenvolvimento organizacional em detrimento das novas demandas apresentadas às instituições. A educação superior, antes apresentada como um grande nicho para os investidores, no momento atual não deixa de ser oportunidade, mas apenas para investidores que desenvolveram um trabalho pautado por uma gestão profissional, vislumbrando o retorno do investimento, sem perder de vista o compromisso com uma educação verdadeiramente superior. Neste contexto, este estudo parte da seguinte questão: Os indicadores de desempenho da IES pesquisada foram atingidos no triênio 2007 ? 2009, na perspectiva da administração, do corpo docente e do corpo discente? Como objetivos a serem alcançados têm-se: ?Aferir se os indicadores de desempenho propostos pelo planejamento estratégico foram atingidos pela IES no triênio 2007-2009?; e ?Avaliar a percepção do planejamento estratégico pelos docentes, funcionários e discentes. Para a consecução destes objetivos, apóia-se em um modelo orientado para a profissionalização da gestão, pautado em indicadores de desempenho e fundamentado na análise do balanced scorecard (BSC). Busca-se depreender das estratégias da IES os desdobramentos das ações que contemplam a sua visão organizacional. Com base na metodologia de estudo de caso, analisou-se a real situação da instituição, mediante a aplicação de questionários, à luz do BSC, possibilitando maior alinhamento entre os objetivos da IES com o seu planejamento estratégico. O resultado obtido considerou que o planejamento estratégico não conhecido por todos os integrantes da IES pesquisada, sendo que para os professores o percentual que define a existência de uma cultura estratégica na instituição é elevado. Contudo, para os funcionários há uma completa ausência de cultura estratégica na IES, não conhecendo de forma clara as orientações da organização. O estudo concluiu que a IES pesquisada precisa, em caráter de urgência, esclarecer seu planejamento estratégico e divulgá-lo a todos os seus participantes no processo, em especial os funcionários e alunos. No caso dos professores, por maior que seja o conhecimento do planejamento estratégico, ainda deixa a desejar, o que torna ainda mais premente promover uma intervenção para aproximar o planejamento dos partícipes do processo.

 

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Professores Drs. da Banca:

 

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Marília Alves – UFMG

Mestrando(a): JOSÉ JARBAS RAMOS FILHO

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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