Mestrando(a): MÁRCIO CARLOS PIRES

Orientador(a): Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

Na atualidade, a sociedade é influenciada cotidianamente pelo impacto das tecnologias de informação, seja no trabalho, na vida social ou nos momentos de lazer. Por meio de computadores ou celulares conectados à internet, a sociedade utiliza constantemente estas ferramentas para adquirir informações em variados níveis, por exemplo, educacional, de entretenimento e de negócios. A utilização destas tecnologias propiciou novas maneiras de comunicação, hábitos sociais e, principalmente, formatos de interação social. Esta realidade coloca em evidência a necessidade de automatizar as bibliotecas, com o intuito de qualificar e aperfeiçoar o atendimento aos usuários. Diante do exposto, o Sistema Pergamum foi implantado nas bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), com o propósito de integrar, padronizar e informatizar seus serviços, além de possibilitar o acesso às informações por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de qualidade que os alunos têm em relação aos serviços disponibilizados pelo Sistema Pergamum implantado nas bibliotecas dos campi Congonhas e Ouro Preto deste Instituto. A escolha destes campi para o desenvolvimento desta pesquisa foi determinada pelo tempo de uso do Sistema Pergamum por parte dos alunos e pela proximidade entre eles. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa quantitativa, descritiva por meio do estudo de caso. O questionário foi elaborado a partir do modelo de Gaps, mediante a adoção da escala Likert. Os serviços disponibilizados pelo Sistema Pergamum foram adaptados ao modelo de Gaps, juntamente com as quatro características apresentadas pela NBR ISO/IEC 9126-1:2003: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade e eficiência, que correspondem aos atributos que possibilitam medir a qualidade de um software. Os questionários foram aplicados a 434 alunos que utilizam periodicamente os serviços disponibilizados pelo Sistema Pergamum nas bibliotecas dos referidos campi. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e pela análise fatorial. Foram realizados testes de normalidade, testes não paramétricos para comparação de médias e testes para comparação de médias entre escores fatoriais. Para a definição da classe de testes a ser utilizada na comparação das variáveis e das dimensões, optou-se pelo teste de Shapiro Wilk, que tem por objetivo comprovar, ou não, a normalidade dos dados. Como não foi possível encontrar a normalidade dos dados coletados, decidiu-se utilizar os testes não paramétricos de Friedmann e Wilcoxon. As análises detectaram que até o momento o Sistema Pergamum não está atendendo de forma satisfatória as necessidades dos usuários. Assim, sugere-se que sejam desenvolvidas outras pesquisas em outros campi do IFMG, levando-se em conta um prazo maior de usabilidade do sistema, com o objetivo de analisar se as percepções superam as expectativas dos usuários.

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Tarcisio Afonso

Faculdade Pedro Leopoldo
Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: MARCIO CARLOS PIRES