Mestrando(a): ELIANA ALVES DE OLIVEIRA

Orientador(a): ALEXANDRE TEIXEIRA DIAS

Nas últimas décadas, a avaliação de políticas e programas governamentais apresenta relevância para as funções de planejamento e gestão das instituições, sendo um instrumento para a administração pública no processo de modernização da gestão governamental. A assistência estudantil, uma política regulamentada recentemente, mas há anos sendo executada, ainda carece de estudo e sistematização. É um tema importante, pois o direito ao acesso e à permanência na escola é garantido pela Constituição Federal de 1988 e sua efetivação deve ser feita por meio de processos de acompanhamento e avaliação de desempenho e resultados. A metodologia adotada foi quantitativa tendo, como meio de investigação, a pesquisa de campo e, quanto aos fins, foi descritiva. Utiliza-se o modelo de referência de Oliveira e Dias (2010), com oito construtos C1 ? Articulação, C2 ? Assessoria, C3 – Democratização e inclusão, C4 ? Comunicação, C5 – Recurso orçamentário, C6 – Apoio socioeconômico e de aprendizagem, C7 – Acesso e Seleção, C8 – Orientação e acompanhamento, objetivando analisar a percepção dos estudantes quanto à execução da Política de Assistência Estudantil nos campi I e II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Para tal, foi utilizado o contexto dos programas implementados no CEFET-MG, por meio das ações, programas e projetos da Política de Assuntos Estudantis. Foram aplicados 128 questionários no campus I e 129 no campus II, totalizando 257 respondentes. Após tratamento dos dados ausentes, foram excluídos 5 questionários, permanecendo o total de 252 questionários válidos para a análise dos dados. Foram analisados primeiramente quanto à consistência no preenchimento e processados com o auxílio do software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Posteriormente, aplicou-se técnica de diferença entre médias, para efetivação das análises comparativas. Observou-se, nos resultados, que houve diferenças mínimas nas médias quanto à percepção dos estudantes dos campi I e II a respeito da Assistência Estudantil. Pesquisas futuras poderão aprimorar o modelo utilizado nesta dissertação e instigar a produção acadêmica de avaliação da Assistência Estudantil.

Orientador(a): ALEXANDRE TEIXEIRA DIAS

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva (Faculdade Novos Horizontes)
Profª.Drª Cristiana Fernandes De Muylder (FUMEC)

Mestrando(a): ELIANA ALVES DE OLIVEIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade