Título: ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO NA RELAÇÃO MÉDICO – PACIENTE – FARMACÊUTICO E SEUS EFEITOS NA PRESCRIÇÃO E COMPRA DE MEDICAMENTOS

 

Autor:  Igor Leon Francelino de Oliveira

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/02/2016

Resumo: Em fevereiro de 1999, foi promulgada, no Brasil, a Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro
de 1999, que alterou a lei 6.360/76 e que ficou conhecida popularmente como Lei
dos Genéricos. Essa lei dispõe sobre a utilização da nomenclatura ‘genérico’ em
produtos farmacêuticos. O objetivo da lei dos medicamentos genéricos é incentivar a
fabricação e comercialização de medicamentos que possuem a mesma eficácia do
medicamento de marca, com preços mais acessíveis à população.Todavia, no
momento da prescrição médica, pode-se afirmar que existe desigualdade de
informação entre os agentes envolvidos na transação, tanto em relação ao médico,
que possui mais informações sobre os medicamentos que o paciente; quanto em
relação ao paciente, que, no momento da compra do medicamento, está em
desvantagem em relação ao farmacêutico. Neste contexto, o presente trabalho teve
como objetivo geral descrever e analisar a influência da assimetria de informação na
relação que o médico estabelece com o paciente, e este com o farmacêutico para
fins de prescrição e compra de medicamentos na cidade de Belo Horizonte/MG. O
trabalho correspondeu a uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para a
coleta de dados, foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado, a partir do
qual foram entrevistados 06 médicos, 06 pacientes e 06 farmacêuticos. Os dados
coletados foram tratados à luz da análise de conteúdo e organizados com base nos
objetivos específicos da pesquisa, bem como analisados com base em quatro
construtos estabelecidos após o levantamento teórico relacionado. Os principais
resultados obtidos demonstram que a assimetria de informação tem início na relação
laboratório-médico, devido ao fato de o laboratório possuir mais informações acerca
dos medicamentos que os médicos. Além disso, foi identificada a significativa
presença do representante farmacêutico como fonte de informação sobre
medicamentos, tanto para o médico como para o farmacêutico. O representante
exerce também uma função de promoção comercial dos medicamentos, com a
oferta de gratificações e bonificações tanto para os médicos, quanto para os
farmacêuticos, que podem promover uma prescrição de compra tendenciosa aos
pacientes, gerando, assim, um problema de agência denominado seleção adversa.
Palavras-chave: Assimetria de Informação. Seleção Adversa. Comportamento do
Consumidor.Medicamentos.

Abstract: In February 1999, it was enacted in Brazil, Law No. 9,787, of February 10, 1999,
amending the Law 6.360 / 76 and that became popularly known as the Law of
Generics. This law disposes for the use of the nomenclature ‘generic’ in
pharmaceutical products. The purpose of the law of generic medications is to
encourage the manufacturing and commercialization of medications that have the
same efficacy as branded medication, with more accessible prices to the population.
However, in the moment of the medical prescription, it can be said that there is
inequality of information between the agents involved in the transaction,both in
relation to the physician who has more information about the medications than the
patient; andas well as in relation to the patient, who at the time of the medication
purchase is at a disadvantage compared to the pharmacist.In this context, the
present work had as general objective to describe and analyze the influence of the
information asymmetry in the relationship that the physician establishes with the
patient, and this with the pharmacist for purposes of prescription and purchase of
medicines in the city of Belo Horizonte/MG.The work corresponded to a descriptive
research with a qualitative approach. For data collection, a semi-structured interview
guide was elaborated, from which were interviewed 06 physicians, 06 patients and
06 pharmacists. The data collected were treated in the light of the content analysis
and organized based on specific objectives of the research, as well as analyzed
based on four constructs established after the related theoretical research. The main
results obtained demonstrate that information asymmetry begins in the relation
laboratory-physician, due to the fact that the laboratory has more information about
medications than physicians. In addition, it was identifiedthe significant presence of
the pharmaceutical representative as a source of information on medications, both
for the physician as for the pharmacist. The representative also exerts a function of
commercial promotion of medicinal products, with the offer of bonuses and rebates
for both physicians, as for pharmacistswhich can promote a biased buying
prescription to patients, thus generating a problem of agency denominated adverse
selection.
Keywords: Asymmetric Information. Adverse Selection. Consumer Behavior.
Medications.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

 

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Problema de Pesquisa: “Qual a influência da assimetria de informação nas relações médico – paciente – farmacêutico4 para fins de prescrição e compra de medicamentos?”

 

 

 

Banca Examinadora

Orientador: Profª. Drª. Caissa Veloso e Sousa

Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalecio – Docente

Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio – Participante Externo

 

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