Mestrando(a): LINDOMAR JOSÉ DE SOUZA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Souza
Em cooperativas de crédito, os cooperados ou associados são consumidores dos serviços oferecidos pelo sistema cooperativo, a partir da existência de vínculo econômico entre a cooperativa e seus membros e, paralelamente, à ligação entre a cooperativa e o mercado. Nesse sentido, ressalta-se que o sistema cooperativo tem atuação em diversos setores da economia, buscando oferecer aos associados vantagens e comodidades como atendimento personalizado, controle pelos próprios associados e condições mais adequadas às características dos associados. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e analisar os aspectos experienciais e motivacionais que influenciam a utilização dos produtos e serviços ofertados pela Sicoob Cecremec. De maneira específica, buscou-se: (a) identificar e analisar de que maneira os aspectos experienciais e motivacionais influenciam a aderência aos serviços oferecidos pela Sicoob Cecremec; (b) identificar os principais motivos de uso e não uso dos produtos Sicoob Cecremec por aqueles que aderiram à cooperativa; e, (c) identificar a percepção dos cooperados acerca da Sicoob Cecremec e dos seus produtos. Sob o ponto de vista metodológico, o presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo, de abordagem qualitativa, para o qual foram realizadas 20 entrevistas, distribuídas em duas categorias: 10 entrevistados da capital – região metropolitana de Belo Horizonte (EC), e 10 entrevistados do interior do Estado de Minas Gerais (EI). Em seguida, procedeu-se à análise de conteúdo dos dados coletados à luz das proposições de Bardin (2006). Dentre os resultados encontrados, destaca-se o fato de que os aspectos que mais influenciam a utilização dos produtos e serviços ofertados pela cooperativa analisada são comodidade e clareza, influência familiar, possibilidade de melhor administração financeira pessoal. Entretanto, foram ressaltados aspectos negativos, tais como poucas opções de oferta e restrição quanto ao número de agências ou pontos de atendimento, destacando-se a necessidade de investir na melhoria da comunicação com os cooperados da capital e também do interior, de forma que se aproximem dos produtos, serviços e demais benefícios que a Cooperativa oferece ou venha a oferecer.
BANCA EXAMINADORA:
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Souza
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. José Edson Lara
Faculdade Pedro Leopoldo
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade.
Área de concentração: Organização e estratégia
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