Título: ASPECTOS EMOCIONAIS E EXPERIENCIAIS INFLUENCIADORES

DA IDA DO TORCEDOR AOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL DE

BELO HORIZONTE

 

Autor:  Ricardo Bastos Rodrigues

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  07/08/2014

Resumo: O objetivo principal deste estudo consiste em avaliar os aspectos emocionais e

experienciais que influenciam significativamente a ida e a intenção do torcedor de

retornar aos estádios de futebol de Belo Horizonte. Alguns estudos sobre o

comportamento do consumidor sugerem que o tipo de consumo realizado pelo

consumidor esportivo apresenta o aspecto emocional/afetivo sobressaindo quando

se fazem comparações em relação a outras modalidades de consumo. A presença

dos torcedores aos estádios, especialmente no Brasil, tem apresentado problemas

diversos, como: falta de segurança, dificuldades para adquirir ingressos, horário dos

jogos e altos custos. Nesse sentido, faz-se importante entender os aspectos

emocionais e experienciais do consumo associados a um jogo de futebol por

torcedores brasileiros nos estádios. Este estudo busca contribuir para o

entendimento do comportamento do consumidor esportivo. Foi realizado por meio de

uma pesquisa caracterizada como descritiva, que utilizou como metodologia uma

abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com torcedores de futebol de

Belo Horizonte-MG maiores de 18 anos e que tenham frequentado os estádios da

Capital mineira por pelo menos uma vez nos últimos doze meses anteriores a

junho/2014. O instrumento utilizado foi uma survey. No entendimento do autor, este

estudo se justifica pelos seguintes aspectos: a) características particulares do

consumo esportivo, que sugerem maior influência da dimensão sentimental/afetiva

no comportamento desses consumidores; b) carência de estudos acadêmicos no

Brasil sobre esse tipo de consumo; c) relevância gerencial e social de se

compreender o comportamento dos torcedores e fãs de esportes; d) importância do

esporte enquanto setor econômico; e) pequena quantidade de torcedores que

frequentam os estádios no País para assistir a jogos de futebol; e f) circunstância

especial na qual o Brasil se encontrava, prestes a sediar a Copa do Mundo de

Futebol, em 2014, e com o agendamento dos Jogos Olímpicos para o Rio de

Janeiro, em 2016. Como principais resultados, constatou-se que as emoções

positivas e a socialização do torcedor no estádio impactam positivamente a

satisfação do torcedor, que há forte relação entre identificação com o time e lealdade

ao time e que a satisfação do torcedor tem uma relação forte e direta com intenção

de retornar ao estádio. De outro lado, é possível inferir que as emoções vivenciadas

durante o campeonato ou durante os jogos, especificamente, não representam

impacto significativo no comparecimento ao estádio. No mesmo aspecto, lealdade

ao time também não apresentou relação significativa com intenção de retornar ao

estádio, indicando que o retorno, ou não, ao estádio, independe da lealdade dos

torcedores.

 

Palavras-chave: Marketing esportivo. Comportamento do consumidor. Consumidor

esportivo.

 

 

Abstract: The main objective of this study was to assess the emotional and behavioral aspects

that significantly influence attendance and intention to return to soccer stadiums in

Belo Horizonte, Brazil. Some works about consumer behavior suggest that the type

of consumption carried out by the sport consumer presents highlighted

emotional/affective aspects whenever one makes comparisons to other consumption

modalities. The presence of supporters in the stadiums, especially in Brazil, has

presented the most diverse problems, such as the lack of security, difficulties in the

purchase and the price of tickets and time of the games, among others. In this sense,

it is important to understand the emotional and behavioral aspects of consumption of

Brazilian supporters associated with a soccer game in the stadiums. Thus, the

present work attempts to contribute to the understanding of sport consumer behavior,

and was carried out by means of a research characterized as descriptive that used

the methodology quantitative approach. Data was collected with soccer supporters

who were over 18 years of age and attended the stadiums of Belo Horizonte at least

once in the last twelve months prior to June 2014. The instrument used was a

survey. According to the author’s understanding, this work can be justified based on

the following aspects: (a) the unique characteristics of sport consumption that

suggest a greater influence of the sentimental/affective dimension in the behavior of

these consumers; (b) the lack of academic studies about this type of consumption in

Brazil; (c) the managerial and social relevance of understanding the behavior of

sports fans and supporters; (d) the importance of sport as an economic sector; (e)

the small quantity of supporters who attend stadiums to watch soccer games in the

country; and (f) the special circumstance of Brazil that was about to host the Soccer

World Cup in 2014 and was chosen to host the Olympic Games in Rio de Janeiro in

2016. As main results, one verified that positive emotions and socialization of the

supporter in the stadium positively impact the satisfaction of the supporter. Besides,

one also verified that there is a strong relation between identification with the team

and loyalty to the team and that supporters’ satisfaction has a strong direct relation

with intention to come back to the stadium. On the other hand, it is possible to infer

that emotions experienced during the championship or during the games do not

specifically represent a significant impact on stadium attendance. In the same

aspect, loyalty to the team did not present a significant relation with intention to come

back to the stadium either, indicating that whether they come back or not is

independent from supporters’ loyalty.

 

Key Words: Sport Marketing. Consumer behavior. Sport consumer.Cluster analysis.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Quais são os aspectos emocionais e experienciais que influenciam, significativamente, a ida e a intenção de retornar do torcedor aos estádios de futebol de Belo Horizonte?

Banca Examinadora

Orientador: Profª. Drª. Caissa Veloso e Sousa

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente

Prof. Dr. José Marcos de Carvalho Mesquita – Participante Externo

 

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