Autor:  Luciano Isaac

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  09/11/2018

RESUMO
O elevado número de acidentes entre pessoas e veículos automotores e a situação
das vias têm grande relevância no contexto do trânsito. A justificativa dessas
casualidades são muitas e podem gerar vários níveis de ocorrências incluindo o óbito,
a negligência dos motoristas, os diversos tipos de veículos em circulação e sua
relação com os pedestres. Os órgãos governamentais, visando reduzir o número de
ocorrências de trânsito, instituem ações no intuito de modificar a conduta dos
motoristas. Tais ações, denominadas de marketing social, propõem a melhoria do
bem-estar social. Neste sentido, o presente trabalho teve como propósito pesquisar
as ações do marketing social aplicadas pelos órgãos governamentais com intuito de
promover um trânsito seguro, com motoristas habilitados, na região dos Campo das
Vertentes, nas diversas categorias de CNH. Pretendeu-se, especificamente: (1)
apontar as principais variáveis que induzem o comportamento no trânsito, segundo a
percepção de condutores habilitados. (2) apontar e analisar se as campanhas
governamentais induzem mudança de conduta no trânsito. (3) apontar e analisar a
atribuição dos grupos de referência nas condutas de motoristas no trânsito. (4) apontar
e analisar o papel das ações impositivas na conduta dos motoristas. Uma pesquisa de
abordagem quantitativa foi realizada, através de survey com cunho transversal, com
base nos construtos desenvolvidos para o assunto. A amostra foi composta por 362
questionários devidamente preenchidos. O modelo expôs melhor ajuste extraindo-se
quatro fatores, assim denominados: (1) Campanhas de Marketing Social; (2) Grupos
de Referência; (3) Apelo das Campanhas de Trânsito; e (4) Imprudência. As
campanhas sobre acidentes de trânsito se mostraram significativas na atenuação e
prevenção do número de acidentes de trânsito. Contudo, estas não são, na maioria,
retidas na memória dos condutores de veículos automotores. Campanhas de natureza
mais trágica trariam resultados mais assertivos. Apesar disso, no Brasil, há
preponderância por campanhas que não exibam cenas consideradas “fortes”. Ainda,
os grupos de referência apresentaram significativas mudanças de comportamento
para os entrevistados, o que incentiva que sejam ponderados em abordagens
referentes ao trânsito.
Palavras-chave: Trânsito. Motoristas Habilitados. Marketing Social. Acidentes.
Campanhas Publicitárias.

ABSTRACT
The high number of accidents between people and motor vehicles and the situation of
the roads have great relevance in the context of the transit. The justification for these
coincidences are many and can generate several levels of occurrences including
death, negligence of the drivers, the various types of vehicles in circulation and their
relationship with pedestrians. Government agencies, in order to reduce the number of
transit occurrences, institute actions in order to modify the behavior of the drivers.
These actions, called social marketing, propose the improvement of social welfare. In
this sense, the purpose of this study was to investigate the social marketing actions
applied by government agencies in order to promote a safe traffic, with qualified
drivers, in the Campo das Vertentes region, in the various categories of CNH.
Specifically, it was intended: (1) to point out the main variables that induce behavior in
traffic, according to the perception of qualified drivers. (2) to point out and analyze
whether government campaigns induce a change of conduct in traffic. (3) to point out
and analyze the attribution of reference groups in the conducts of drivers in traffic. (4)
to point out and analyze the role of taxation in drivers’ behavior. A quantitative
approach was carried out through a cross-sectional survey, based on the constructs
developed for the subject. The sample consisted of 362 completed questionnaires. The
model showed a better fit by extracting four factors, so-called: (1) Social Marketing
Campaigns; (2) Reference Groups; (3) Appeal of the Traffic Campaigns; and (4)
Imprudence. Campaigns on traffic accidents have shown to be significant in mitigating
and preventing the number of traffic accidents. However, these are not, for the most
part, retained in the memory of drivers of motor vehicles. Campaigns of a more tragic
nature would bring more assertive results. Despite this, in Brazil, there is
preponderance by campaigns that do not exhibit scenes considered «strong».
Moreover, the reference groups presented significant behavioral changes for the
interviewees, which encourage them to be weighted in approaches to traffic.
Keywords: Transit. Enabled Drivers. Social Marketing. Accidents. Advertising
Campaigns.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa  Estratégia, Inovação e Competitividade
Banca Examinadora

Orientador: Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

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