Autor: MARCIO GLEYSON VALENTE DE JESUS

Data da Defesa:  21/12/2012

RESUMO A dissertação que se apresenta teve como objetivo geral analisar as ações empreendidas pela atual gestão da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte procurando verificar aquelas que podem ser consideradas empreendedoras. O estudo é uma oportunidade de verificar, na prática, a existência de características e estilo de gestão específicas em uma instituição que tem obtido relevante sucesso em sua nova administração. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e de um estudo de caso. Os dados foram colhidos por meio de pesquisa documental e de entrevistas com os atuais gestores da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Os resultados indicam que os entrevistados possuem inúmeras características empreendedoras, como a capacidade de lidar com situações inesperadas, assumem riscos e enfrentam barreiras e desafios, utilizam informações sólidas em suas decisões, incentivam o trabalho em equipe e buscam sempre novas oportunidades de negócios. Essas características em análise com a literatura pesquisada somadas aos bons resultados financeiros obtidos pela instituição nos últimos cinco anos levam a concluir que de fato a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte é uma organização que tem se estruturado e se desenvolvido de forma empreendedora. As conclusões gerais são de que o Brasil ainda apresenta inúmeras dificuldades e problemas no que se refere à prestação dos serviços de saúde, mas o exemplo da Santa Casa pode ser o início de muitas e importantes mudanças no setor. Desse modo, sugeriu-se a ampliação deste estudo para outros hospitais do setor, a fim de identificar suas características e modelos de gestão implantados.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Gestão. Perfil. Empreendedor

ABSTRACT The dissertation shows that aimed to analyze the actions taken by the current administration of the Santa Casa de Belo Horizonte seeking to verify those that can be considered entrepreneurial. The study is an opportunity to check in practice, the existence and characteristics of specific management style in an institution that has achieved significant success in his new administration. The methodology consisted of a descriptive qualitative approach and a case study. Data were collected through desk research and interviews with current managers of the Santa Casa de Belo Horizonte. The results indicate that respondents have numerous entrepreneurial characteristics, such as the ability to handle unexpected situations, take risks and face challenges and barriers, using solid information in their decisions, encourage teamwork and always seek new business opportunities. These characteristics under review with the literature added to the good results obtained by the financial institution in the last five years leads to the conclusion that indeed the Santa Casa de Belo Horizonte is an organization that has been structured and developed in an entrepreneurial way. The general conclusions are that Brazil still presents many difficulties and problems in relation to the provision of health services, but the example of the Holy House can be the start of many important changes in the industry. Thus, it was suggested to expand this study to other hospitals in the sector in order to identify their characteristics and management models implanted.

Keywords: Entrepreneurship. Management. Profile. Entrepreneur

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações