Título: A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINSITRAÇÃO DA FACULDADE SANTA RITA, DE CONSELHEIRO LAFAIETE
Autor: JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA RODRIGUES
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 09/02/2015
Resumo: A sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e de suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas essas novas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado, sejam pela interação aluno-aluno ou aluno-professor. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção dos alunos de graduação e dos professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em suas atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo. A pesquisa foi feita com treze alunos e cinco professores do curso de Administração, por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os principais resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Por fim, pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação entre alunos e professores, visto que o uso dessa tecnologia aproxima os atores, tornando-se, assim, aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas.
Palavras-chave: Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Ambiente acadêmico
Abstract: Modern society moves by knowledge and information, which is increasingly rapid and dynamic, thanks to the use of the Internet and its virtual social networks. With this, more and more important is that these new digital technologies are introduced, in order to improve the learning, whether by the interaction student-student or student-teacher. The aim of this study was to describe and analyze the perception of undergraduate students and faculty members of the School Administration Santa Rita in Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, on the use of virtual social networks in their academic activities. By the end, a qualitative study was conducted as a descriptive case study. The survey was conducted with thirteen students and five faculty professors of Administration, through semi-structured interviews. Among the main results, it was observed that students consider important the introduction of virtual social networks in the academic environment, with a view that knowledge is constructed from the multiple interactions and connections between individuals, and the interaction promoted by these networks strengthens learning generating greater understanding of information and knowledge sharing. Still within the results, there was a low uptake of professors in the use of virtual social networks for academic purposes. Finally, it can be concluded that, in the overview of the students, the use of virtual social networks in the academic environment, brings gains regardless communication between students and professors, since the use of this technology approaching the actors, making herself, thus ally in the learning process. Already, in the view of professors, the best way is the awareness and guidance for students on the use of virtual social networks in academic activities
Keywords: Virtual Social Networks. Learning. Academic environment.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE
Projeto de Pesquisa: O USO DE REDES SOCIAIS BASEADAS NA INTERNET COMO DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: POSSIBILIDADES E REALIDADE
Banca Examinadora
Orientador: ALEIXINA MARIA LOPES ANDALECIO
MARCIA GORETT RIBEIRO GROSSI – Participante Externo
CAISSA VELOSO – Docente
BAIXAR ARQUIVO: JOSÉ LEONARDO DE OLIVEIRA RODRIGUES