Autor: MARIANA CRISTINA SILVA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/10/2013

RESUMO Professores, nos dia de hoje, estão mais submetidos a vários estressores no contexto de trabalho que, se insistentes, podem levar à síndrome de burnout, fenômeno este composto por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, tendo em vista as perspectivas teórico-empíricas de Maslach, Schaufeli e Leiter (2001). Tem por objetivo o presente estudo analisar aspectos pertinentes às dimensões da síndrome de burnout em professores de uma escola pública de Contagem – MG. Foram entrevistados 10 professores de Ensino Fundamental. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, recorrendo ao estudo de caso como método. Os instrumentos utilizados foram: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento, foi realizado um levantamento documental, cujo objetivo foi contextualizar a escola na qual os professores trabalham e levantar outras informações que possibilitaram a caracterização do papel ocupado pelos docentes. Já no que diz respeito à síndrome, adaptou-se o Maslach Burnout Inventory a um roteiro mais amplo de questões, que permitiram aos entrevistados falar livremente de sua vida pessoal e profissional. Os dados foram tratados utilizando-se como base a Análise de Conteúdo. A partir do tratamento dos dados coletados, emergiram subcategorias relacionadas ao contexto de trabalho (organização do trabalho, condições do trabalho e relações socioprofissionais) e à síndrome de burnout (exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional). As subcategorias associadas à categoria organização do trabalho em ordem de importância e frequência foram: sobrecarga de trabalho, falta de suporte institucional e perfil do novo aluno. Quanto à categoria condições do trabalho, as subcategorias emergidas foram: boas condições da estrutura física, disponibilidade dos instrumentos de trabalho e local de risco. Já para a categoria relações profissionais, destacaram: livre comunicação com os supervisores, deterioração das relações com colegas de trabalho e ciúmes entre os colegas de trabalho. Já para a síndrome de burnout, no que se refere à categoria exaustão emocional, as subcategorias observadas foram: desgaste físico e mental, desejo de abandono da profissão e respostas a situações cotidianas. Para a categoria despersonalização, as subcategorias apontadas pelos entrevistados foram: mau comportamento dos alunos, desmotivação dos professores e falta de reconhecimento da profissão. Quanto à categoria baixa realização profissional, foram constatadas as subcategorias: autoestima baixa e falta de apoio familiar do discente. Os resultados revelaram o predomínio das três dimensões de burnout na percepção dos docentes entrevistados, apontando para um risco da síndrome de burnout na instituição pesquisada. Quanto à adoção de possíveis intervenções no ambiente interno, os resultados apontam para a necessidade de: apoio psicológico, apoio da instituição, grupos de discussões com o intuito de desenvolver estratégias de enfrentamento da síndrome, entre outros. Já para o ambiente externo da escola, observou-se a necessidade de estratégias, como: apoio familiar do docente, propostas de formação pessoal do docente possibilitando identificar suas dificuldades e facilidades que podem contribuir para aprimorar as relações de apoio aos docentes e evitar o desenvolvimento da síndrome de burnout e o enfrentamento para aqueles já acometidos pela síndrome.

Palavras-chaves: Docência. Ensino Fundamental. Professores. Síndrome de Burnout.

ABSTRACT Teachers, now a days, are more subject to various stressors in the context of work that, if repeated, may lead to burnout syndrome, this phenomenon composed of three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization, and reduced personal accomplishment, having a view of perspectives theoretical-empirical Maslach, Schaufeli and Leiter (2001). Aims the present study to analyze relevant aspects the dimensions of burnout syndrome in teachers in a public school of Contagem – MG. We interviewed 10 teachers of Elementary Education. The research is descriptive qualitative approach, using the case study as a method. The instruments used were: documentary research and semi-structured interviews. First, a survey was carried out documentary, whose objective was to contextualize school in which the teachers work and raise other information that allowed the characterization of the role occupied by teachers. Already on the syndrome, it has adapted the Maslach Burnout Inventory a roadmap more broad issues, who have enabled the interviewees, speak freely of their personal and professional lives. The data were processed using as a basis the analysis of content. of the treatment of the data collected, emerged subcategories related to the context of work (organization of work, working conditions and socio-economic relations) and the syndrome of burnout (emotional exhaustion, depersonalization, and reduced personal accomplishment). The subcategories associated with the category of work organization in order of importance and frequency were: work overload, lack of institutional support and profile of the new student. Regarding the category of work conditions, the subcategories emerged were: good conditions of physical structure, availability of the instruments of labor and workplace risk. Already for the category professional relations, highlighted: free communication with supervisors, deterioration of relations with work colleagues and jealousy between work colleagues. Already for the burnout syndrome, with regard to emotional exhaustion, the subcategories observed were: physical wear and mental desire to abandon the profession and responses to everyday situations. For category depersonalization, the subcategories identified by respondents were: bad behavior of students, demotivation of teachers and lack of recognition of the profession. Regarding the category low professional achievement, were found the subcategories: low self-esteem and lack of family support the learner. The results revealed the predominance of the three dimensions of burnout in teachers’ perception of interviewees, pointing to a risk of burnout syndrome in researched institution. Regarding the adoption of possible interventions in internal environment, the results point to the need to: psychological support, support the institution, discussion groups with the aim of developing strategies for coping with the syndrome, among others. Already for the external environment of the school, it was observed that the need for strategies, such as: family support the teacher, proposals for training teaching staff allowing us to identify their difficulties and facilities that can contribute to improve the relations of support for teachers and avoid the development of burnout syndrome and the coping for those already affected by the syndrome.

Key words: Teaching. Elementary Education. Teachers. Burnout Syndrome

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Luiz Carlos Honório  – Orientador

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr. Antônio Luiz Marques – Participante externo

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