Título: A RESPONSABILIDADE SOCIAL E A INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE/MG

Autor:  Carmeci Maria de Lourdes Freitas

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 13/05/2016

Resumo: Atualmente o contexto organizacional é marcado por uma intensa pressão popular no que se refere a adotar práticas inclusivas e socialmente responsáveis, a fim de minimizar problemas e disfunções sociais. Nesse cenário, destaca-se ainda a influência de variáveis legais como, por exemplo, a Lei de Cotas, por meio da qual tornou-se uma obrigação para as empresas que possuíssem mais 100 funcionários a reserva de cotas de pelo menos 2% para empregar pessoas com deficiência (PcD’s). Mediante esse contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de descrever e analisar como se configura o processo de inclusão no trabalho de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino superior privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Especificamente, pretendeu-se (1) Caracterizar o processo de inclusão de pessoas com deficiência na instituição objeto de estudo do ponto de vista da responsabilidade social empresarial; (2) identificar como os funcionários com deficiência constatam e percebem a inclusão no trabalho na instituição; (3) identificar quais os principais desafios para os gestores, no que tange à inclusão de pessoas com deficiência em suas equipes de trabalho; (4) analisar, segundo as percepções dos gestores, se existem diferenças no desempenho da função e nos resultados de trabalho, se comparados os funcionários com deficiência e os sem deficiência. Em um ambiente teórico, este estudo buscou discutir a inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho à luz da responsabilidade social empresarial. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva à luz de uma abordagem qualitativa, baseado em um estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior privada localizada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove funcionários deficientes e oito gestores da instituição, e foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se um notável alinhamento do discurso dos gestores da organização com os princípios da inclusão, da ética, da moralidade e da equidade, característicos da responsabilidade social empresarial. Contudo, em termos práticos, identificou-se um considerável distanciamento entre o processo de inclusão realizado pela instituição e tais princípios. Nesse mesmo sentido, ressalta-se que o processo de inclusão do deficiente na instituição objeto de estudo é impulsionado, basicamente, pela Lei de Cotas. Tais achados permitem que sejam questionados os discursos inclusivistas dos gestores e revelam a importância da ação do governo como mediador de comportamentos socialmente responsáveis no âmbito empresarial. No que tange aos resultados e ganhos oriundos da inclusão do deficiente no ambiente de trabalho, destaca-se que estes não estão, necessariamente, relacionados aos ganhos econômicos ou de produtividade, e, sim, àqueles relacionados à melhora da imagem da organização frente à sociedade. Ressalta-se, ainda, o ganho pessoal que este processo pode gerar por meio da humanização tanto da organização quanto de seus funcionários, contribuindo, consequentemente, para ressocialização desses indivíduos historicamente excluídos.

Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial. Inclusão. Pessoa com deficiência. Resultados. Lei de Cotas.

Abstract:

Currently, the organizational context is characterized by an intense popular pressure regarding the adoption of inclusive and socially responsible practices in order to minimize problems and social dysfunction. In this scenario, still stands out the influence of legal variables, such as the Lei das Cotas (Quota Act), through which it has become an obligation for companies that possess more than 100 employees to reserve at least  2% of quotas for employing people with disabilities. Upon this context, the present study was developed in order to describe and analyze the configuration of the process of inclusion at the workplace of people with disabilities in a private institution of higher education in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. Specifically, it was intended to (I) analyze the process of inclusion of people with disabilities in the institution object of the study, from the point of view of corporate social responsibility; (II) analyzing how employees with disabilities perceive the inclusion at work in the institution; (III) identify the main challenges for managers, regarding the inclusion of people with disabilities in their work teams; (IV) to analyze, according to the perception of managers, if there are differences in the performance of the function and the results of the work, compared to employees with disabilities and without disabilities. In a theoretical environment, this study aimed to discuss the inclusion of disabled people in the labor market in the light of Corporate Social Responsibility. Methodologically, a descriptive research in the light of a qualitative approach was developed, based on a case study of a private Institution of Higher Education in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. Data were collected by means of conducting semi-structured interviews with nine disabled employees and eight managers of the institution, and were analyzed using thematic content analysis. Among the main results, there is a remarkable alignment of speech of the organization managers with the principles of inclusion, ethics, morality and equity characteristic of Corporate Social Responsibility. However, in practical terms, it was identified a considerable gap between the process of inclusion carried out by the institution and such principles. To that end, it is emphasized that the process of inclusion of the disabled in the institution object of the study is driven primarily by the Quotas Act. These findings allow inclusivist speeches of the managers to be questioned, and also highlight the importance of government action as a mediator of socially responsible behavior in the business environment. With regard to the results and gains derived from the inclusion of disabled in the workplace, it is emphasized that these are not necessarily related to economic gains and productivity, and, yes, those related to the improvement of the organization’s image front of the society. It is also noteworthy the personal gain that this process can generate through the humanization of both the organization and its employees, contributing thus to resocialization of these individuals historically excluded.

Keywords: Corporate Social Responsibility. Inclusion. Disabled Person. Results. Quotas Act.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIA DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Problema de Pesquisa: “como se configura o processo de inclusão no trabalho de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino superior privada?”

Banca Examinadora

Orientador: PROF. DR. WENDEL ALEX CASTRO SILVA

PROFº DRº GUSTAVO RODRIGUES CUNHA  – Docente

PROFº DRº JOSÉ EDSON LARA  – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO: CARMECI MARIA DE LOURDES FREITAS