Título: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL COM BAIXA VISÃO NO TRABALHO: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior de Belo Horizonte

Autor: WESLEY ALVES BORGES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 13/07/2015

Resumo:

A discussão acerca da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem ganhado repercussão mundial. Saber lidar com as diferenças tem se mostrado fator fundamental para a sustentabilidade do negócio, uma vez que a diversidade de empregados torna-se um diferencial competitivo para as organizações.O objetivo geral desta pesquisa constitui em descrever e analisar a percepção dos gestores sobre os desafios encontrados no processo de inclusão de deficientes visuais com baixa visão no trabalho em uma instituição pública de ensino superior do Estado de Minas Gerais. Para tal, foi realizado um estudo de caso, descritivo, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de nove entrevistas semiestruturadas com gestores da instituição analisada, que possuíam, entre seus gerenciados, pessoas com deficiência visual com baixa visão. Os dados coletados foram analisados tendo por base a análise de conteúdo. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o desconhecimento dos aspectos relacionados com a legislação por parte da maioria dos entrevistados, bem como a necessidade em se estabelecer políticas de divulgação e de capacitação, com vistas à preparação desse deficiente para concorrer às vagas disponibilizadas. Com relação à inclusão dos deficientes com baixa visão, foram identificadas dificuldades por parte da equipe em recebê-los, tendo em vista que os demais funcionários não entendem essa limitação, havendo necessidade de preparo para receber os deficientes, a fim de que haja uma redução no sofrimento tanto por parte dos deficientes quanto da equipe de trabalho. Em relação aos recursos tecnológicos disponibilizados pela instituição, observou-se a disponibilização apenas de computadores com monitores ajustados à necessidade do deficiente. Como desafio enfrentado pelos profissionais deficientes visuais com baixa visão no dia a dia de trabalho, identificaram-se as barreiras da aceitação e da compreensão por parte da equipe de trabalho. No que se refere ao papel do gestor no processo de inclusão, os critérios de competência, habilidade e potencialidade do servidor estão estabelecidos nas normas organizacionais, mas falta a devida implantação. Por fim, observou-se a importância do gerenciamento na compreensão das dificuldades de toda a equipe de trabalho, para trabalhar as diferenças e tratar os conflitos existentes.

Palavras-chave: Inclusão. Deficiente Visual com Baixa Visão. Gestor. Instituição Pública. Mercado de trabalho.

Abstract:

The discussion about the inclusion of people with disabilities in the labor market has gained worldwide recognition. Dealing with differences has proven fundamental to the sustainability of the business, once the diversity of employees gets a competitive advantage for organizations. The entire objective of this work consisted in describing and analyzing the perception of managers about the challenges of the process of inclusion of the visually impaired people with low vision capacity at work in a public institution of higher education in the state of Minas Gerais. To this end, a case study was made with descriptive and qualitative approach. Data collection occurred through nine semi-structured interviews with managers of the analyzed institution that had among its managed, visually impaired people with low vision capacity. Data were analyzed based on propositions of content analysis. Among the findings research, it highlights the lack of knowledge of the legislation aspects by the majority of interviewed, and the need to establish disclosure and training policies, with a view to preparing this disabled person to compete for available jobs. Regarding the inclusion of disabled persons with low vision capacity, difficulties have been identified by the team in receiving them, given that the other employees do not understand the limitation, requiring preparation to receive the disabled persons, with a view to reducing suffering both by disabled persons as the work team. Regarding the technological resources provided by the institution, there is availability of computers with monitors adjusted to the need of disabled person. As a challenge faced by visually impaired professionals with low vision capacity in the day to day work, we identified the barriers of acceptance and understanding of the work team. As regards the role of the manager in the inclusion process, the criteria of competence, skill and server capability are established on paper but the proper implementation is missed. Finally, there was the importance of management in understanding of the difficulties of all teamwork, to work out differences and tackle the existing conflicts.

Keywords: Inclusion. Visual Deficient with Low Vision. Manager. Public Institution. Labor Market

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: O USO DE REDES SOCIAIS BASEADAS NA INTERNET COMO DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: POSSIBILIDADES E REALIDADE

 

Banca Examinadora

Orientador: ALEIXINA MARIA LOPES ANDALECIO

CAISSA VELOSO – Docente

IRIS BARBOSA GOULART – Participante Externo

 

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