Mestrando(a): ANTÔNIO CLARET GUERRA

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

Atualmente, as mídias sociais, com crescente popularidade entre os internautas que buscam informações sobre destinos turísticos, têm agregado milhões de usuários da internet, o que as torna um canal de comunicação importante para os consumidores. O objetivo geral desta Dissertação de Mestrado foi descrever e analisar a participação das mídias sociais no processo de decisão de compra de produtos turísticos por consumidores brasileiros, partindo de pesquisa realizada com consumidores, administradores de mídias sociais e especialistas no assunto. Apresentou-se um referencial teórico enfocando o processo de decisão de compra, marketing, produtos turísticos, mídias sociais no turismo e marketing de serviço, segundo o modelo proposto por Engel, Blackell e Miniard (2000). Foram adotados na pesquisa, o paradigma fenomenológico, a abordagem qualitativa e a percepção da mídia social como elemento do processo de decisão de compra. O estudo é descritivo e expõe características do fenômeno investigado. O meio utilizado foi o estudo de caso, e a unidade de análise é o ambiente das mídias sociais. O estudo revelou que a mídia social mudou o processo de decisão de compra de produtos turísticos. As mídias sociais continuam crescendo em popularidade e atuam no processo de decisão como facilitadoras da interação entre consumidores e produtores, além de serem provedoras de informação turística. As mídias sociais começam a ocupar espaço e adquirir dimensão crescente como fonte de informação para a decisão de compra de produtos turísticos. O pesquisador utilizou recursos digitais nas entrevistas, feitas por meio de software de comunicação via internet, o Skype. Como sugestão para a Academia em pesquisas futuras, indica-se ampliar a ambiência também para as mídias digitais, em que efetivamente se realizam vendas e compras de produtos turísticos, como extensão de estudos sobre mídias sociais próprias para a obtenção de informação.

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. José Edson Lara

Faculdade Pedro Leopoldo

Mestrando(a): ANTÔNIO CLARET GUERRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

Baixar arquivo: ANTONIO CLARET GUERRA