Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL DE FUNCIONARIOS: estudo de caso em uma empresa varejista

Autor: HELVIA BARCELOS GUERRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 11/02/2015

Resumo: Os estudos da Administração evidenciam um ambiente de transformação de valores e da dinâmica organizacional, motivado, por exemplo, pela mídia e pelo aumento da visibilidade das empresas. Para Kets de Vries (1997), está cada vez mais difícil para as modernas corporações almejar o controle das pessoas apenas por meio de sistemas formais. Isso leva as empresas a agirem deliberadamente na criação de relações de transferência e na adoção de novos e sutis mecanismos de controle e de manifestação de poder capazes de formar uma legião de presas do carisma da administração, servos devotos das organizações. Tendo por base a questão «Como acontece a construção da identificação de funcionários com as organizações?», esta dissertação tem o objetivo de analisar as práticas de gestão de pessoas responsáveis por essa construção em empresa varejista, apontada de forma recorrente pela mídia como uma das melhores para se trabalhar no Brasil. Para tal, as considerações de Faria e Meneghetti (2007) sobre o sequestro da subjetividade conferem suporte teórico ao estudo realizado. A pesquisa é descritiva, tem abordagem qualitativa e o método escolhido é o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas com o presidente e a diretora de RH da varejista, além de entrevistas não estruturadas com 30 funcionários. A análise verificou que a identificação é construída a partir dos valores organizacionais e de ideologias e ações articuladas pela alta administração. Essas ideologias e ações vinculam-se a três formas de sequestro da subjetividade identificadas por Faria e Meneghetti (2007). A primeira é a identificação, que faz com que o funcionário se ajuste ao imaginário instituído pela empresa. A segunda é a colaboração solidária, manifesta na adesão ao trabalho e no engajamento do empregado. A terceira é o envolvimento total, ou seja, a entrega de si à sedução e ao encantamento proporcionado pelos valores da organização. Ainda que o tema central invoque questões ligadas à construção da identificação, esta dissertação tangencia a presença do narcisismo nas lideranças, fenômeno emergente na administração estudado por Enriquez (2002), Freitas (2002), Lapierre (2012) e Chanlat (2012), entre outros, e, também, a influência da mídia na construção da identidade organizacional, pesquisada na Dinamarca por Kjærgaard, Morsing e Ravasi (2011).

Palavras-chave: Valores. Carisma. Sedução. Relações de transferência. Mídia. Sequestro da subjetividade.

Abstract: Studies on administration show a transforming environment with changes in values and organizational dynamics which are motivated, among others, by the media and the increasing visibility of companies. According to Kets de Vries (1997), it is becoming more and more difficult for modern corporations to seek to control people only through formal systems. This leads companies to deliberately create transference relations and adopt new and subtle control mechanisms and manifestation of power, capable of forming a legion of preys to the charisma of the management, devoted servants of the organizations. Taking the question «How does the construction of the employees’ organizational identification happen?» as a basis, this paper aims to analyze the people management practices responsible for this construction in a retailer, recurrently appointed by the media as one of the best companies to work for in Brazil. To this end, Faria and Meneghetti’s (2007) considerations on the captivation of subjectivity give theoretical support to this study. The research is descriptive, with qualitative approach, and the chosen method is case study. Data were collected through documentary research, non-participant observation, semi-structured interviews with the retailer’s CEO and the HR director, as well as unstructured interviews with 30 employees. The analysis found that the identification is constructed from the organizational values and the ideologies and actions promoted by senior management. These ideologies and actions are linked to three forms of captivation of subjectivity identified by Faria and Meneghetti (2007). The first one is identification, which causes the employee to adjust himself or herself to the imaginary established by the company. The second is solidary collaboration, expressed by the employees’ adhesion to and engagement with work. The third form is total involvement, i.e., surrendering oneself to the allurement and enchantment provided by the organization’s values. Although the central theme invokes issues related to the construction of identification, this paper briefly refers to the presence of narcissism in leadership, an emerging phenomenon in management, studied by Enriquez (2002), Freitas (2002), Chanlat (2012), among others; and also the influence of the media in the construction of organizational identity studied in Denmark by Kjærgaard, Morsing and Ravasi (2011).

Keywords: Values; charisma; allurement; transference relations; media; captivation of subjectivity

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Práticas gerenciais sedutoras e alto desempenho organizacional de empresas mineiras: a percepção de altos executivos

Banca Examinadora

Orientador: FERNANDO COUTINHO GARCIA

ANDERSON DE SOUZA SANT ANA -Participante Externo

REYNALDO MAIA MUNIZ – Participante Externo

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