Mestrando(a): CAROLINA DA SILVA PEREIRA

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

As atuais propostas de mudanças no âmbito educacional, que seguem as tendências das transformações ocorridas no universo do trabalho, sugerem a incorporação da formação por competências como orientação de uma proposta curricular e de projetos pedagógicos nos diversos níveis educacionais. Diante desse cenário, realizou-se um estudo orientado por essa formação em curso de graduação em ciências contábeis, com o objetivo de contribuir para as reflexões relativas à formação de competências no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso, numa instituição de educação superior, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados mostram que a utilização do modelo tradicional de transmissão de conhecimentos ainda impera sobre o de formação por competências. Além dessa constatação, não foi possível verificar a existência de uma proposta que relacione as competências a serem desenvolvidas com a prática docente. Assim sendo, a pedagogia das competências não norteia o curso investigado e nem foi observada uma orientação sistematizada entre os elementos que compõem o processo de ensino-aprendizagem.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

KELY CÉSAR MARTINS DE PAIVA

ANDERSON DE SOUZA SANT’ANNA

Mestrando(a): CAROLINA DA SILVA PEREIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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