Autor: RUBENS DE MEDEIROS CHAVES

Data da Defesa:  16/08/2011

RESUMO Por meio deste estudo, buscou-se entender a influência da estrutura organizacional e do processo de tomada de decisão no desempenho de cinco empresas de grande porte de engenharia civil, sediadas em Belo Horizonte – MG. Inicialmente, foi elaborado o referencial teórico com base em autores clássicos e contemporâneos da administração, estudiosos da teoria das organizações, dos processos de tomada de decisão e do desempenho organizacional. A pesquisa é qualitativa, descritiva e de campo, utilizando-se entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto a um tomador de decisão de cada empresa, com posterior análise de conteúdo, permitindo a retirada de dados para se atingirem os objetivos propostos. Os resultados encontrados indicam que existem influências da configuração estrutural e do processo de tomada de decisão no desempenho organizacional. Além disso, verificou-se que os fatores baixo risco ou alto retorno como alternativas estratégicas fazem com que as empresas escolham investimentos diferenciados, mas sem que isso prejudique seus desempenhos. O cumprimento de regulações governamentais é considerado como vantagem competitiva por cada uma das cinco empresas pesquisadas. Esse é um aspecto que chama a atenção, uma vez que o procedimento praticado por todas é desconhecido entre elas. Por fim, as influências dos fatores coincidentes identificados entre a configuração estrutural, a tomada de decisão e o desempenho organizacional não seguem um padrão único e cada empresa pesquisada apresenta uma relação distinta entre as referidas variáveis. Outras questões podem ser levantadas com base nos resultados apresentados, portanto este estudo não pretende finalizar a discussão sobre um tema tão amplo e complexo. Para cada fenômeno relatado e analisado existe a possibilidade de uma nova variável surgir, gerando novos estudos.

Palavras-chave: construção civil, desempenho organizacional, engenharia civil, estrutura, tomada de decisão.

ABSTRACT Through this study, we sought to understand the influence of organizational structure and process of decision making in the performance of five large companies in civil engineering, based in Belo Horizonte – MG. Initially, the theoretical framework was developed based on classical and contemporary authors of the administration, students of organization theory, the processes of decision making and organizational performance. The research is qualitative, descriptive and was made on field, using interviews, applied together with a decision maker of each company, with a subsequent content analysis, allowing the removal of data to achieve the proposed objectives. The results indicate that there are influences of structural configuration and the process of decision making in organizational performance. In addition, it was found that the factors low risk or high return and strategic alternatives make companies choose different investments, but without compromising their performance. Complying with government regulations is considered as a competitive advantage for each of the five companies surveyed. This is one aspect that draws attention, once the procedure is practiced by all is unknown among them. Finally, the influences of the factors identified among the coincident structural configuration, decision making and organizational performance do not follow a single pattern and each company studied has a distinct relationship between these variables. Other questions can be raised based on the results presented, therefore this study does not intend to conclude the discussion on a topic as broad and complex. For each phenomenon reported and analyzed the possibility exists that a new variable arise, leading to new studies.

Keywords: construction, organizational performance, civil engineering, structure, decision-making.

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias – Orientador