Autor: WANDER LUIZ PINALI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  29/07/2011

RESUMO

Este trabalho constituiu-se de um estudo de caso sobre as vivências de prazer e sofrimento na profissão docente, realizado com professores efetivos do curso técnico noturno de uma Instituição Federal de Ensino localizada no município de Belo Horizonte. Foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa e qualitativa utilizando-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e as escalas: Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT), Escala de Custo Humano no Trabalho (ECHT), Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) e Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho (EADRT) do Inventário do Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), desenvolvidas por Mendes e Ferreira (2007). Foram aplicados 55 questionários e realizadas 10 entrevistas. Os dados foram tratados em conjunto, por meio de técnicas estatísticas univariada e bivariada, e os relatos das entrevistas foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Na análise do contexto de trabalho, o fator que causou mais insatisfação foi a organização do trabalho. Na análise dos fatores de custo humano os custos cognitivos foram mais expressivos que os custos físicos e afetivos. Na análise dos fatores de prazer, o indicador mais expressivo foi a liberdade de expressão, demonstrado principalmente pela liberdade de expressão e pela liberdade para usar a criatividade, falar sobre seu trabalho com a chefia e solidariedade entre os colegas. Na análise dos fatores de sofrimento destacou-se o esgotamento profissional demonstrado pelo esgotamento emocional, estresse e sobrecarga. Na análise dos danos relacionados ao trabalho, os danos físicos foram mais expressivos que os danos sociais e psicológicos. Na análise bivariada, não foram encontradas diferenças significativas. A análise das entrevistas indica que a maioria dos docentes considera ter prazer em seu trabalho, gosta do que faz, percebe o trabalho como espaço de crescimento e realização, não toma remédio, dorme bem, considera o ritmo de trabalho normal ou muito bom, não sofre pressão para cumprir prazos, tem autonomia e considera que existe solidariedade e confiança entre seus pares. Sugere-se a realização de pesquisas nessa temática em outras instituições de ensino, públicas ou privadas para efeitos comparativos.

Palavras-chave: Prazer. Sofrimento. Docente.

ABSTRACT

This work consisted of a case study on the experiences of pleasure and suffering in the teaching profession, with effective teachers of the evening technical course of a Federal Education Institution in the municipality of Belo Horizonte. A descriptive study was developed using quantitative and qualitative nature as an instrument for data collection interviews, with the following scales: Scale of Assessment Work Context (EACT) Scale Human Cost at Work (Echt) Scale Indicators Pleasure and Pain at Work (EIPST) and Scale for the Evaluation of Work-Related Injury (EADRT) Inventory of Work and Risk of illness (ITRA), developed by Mendes and Ferreira (2007). 55 questionnaires were applied and 10 interviews conducted. Data were evaluated by means of univariate and bivariate statistical techniques, and reports of the interviews were submitted to content analysis technique. In the analysis of the work context, the factor that caused most dissatisfaction was the organization of work. In the analysis of cost factors human cognitive costs were more significant than the physical and emotional costs. Considering the factors of pleasure, the most significant was the freedom of expression, demonstrated mainly by the use creativity, talk about his work with the leadership and solidarity among colleagues. Analyzing the factors of suffering, the highlight was the burnout demonstrated by emotional exhaustion, stress and overload. In the analysis of work-related injury, physical damage were more significant that social and psychological. In bivariate analysis no significant differences were found. The analysis of interviews indicates that the majority of teachers consider taking pleasure in their work, enjoys the job, sees the work as a space for growth and accomplishment, don’t need to take medicine, sleep well, think the pace of work is good or very good, don’t have pressure to meet deadlines, has autonomy and considers that there is solidarity and trust among their peers. It is suggested the realization of a complementary research on this subject in other educational institutions, public or private for comparative purposes.

Keywords: Pleasure, Suffering, Teacher.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª  Adriane Vieira– Orientadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Docente

Prof.ª Dr.ª Simone Costa Nunes – Participante externo

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