Autor: LEANDRO EDUARDO VIEIRA BARROS

Data da Defesa:  07/07/2011

RESUMO O objetivo deste estudo foi descrever e analisar como estão configuradas e são geridas as competências profissionais de médicos de um hospital particular mineiro na percepção deles próprios. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa nos moldes de um estudo de caso. A coleta de dados contou com análise documental e 21 entrevistas com roteiro semiestruturado, incluindo-se a aplicação de uma técnica projetiva de associação de figuras, o que caracterizou uma triangulação intra-método. Para análise dos dados, foi utilizada a análise documental e a análise de conteúdo. Após caracterização do hospital e dos entrevistados, apresentaram-se os dados. Quanto à configuração das competências dos médicos, observou-se predominância de ações relativas à atenção, à saúde e à educação permanente. A formação acadêmica é vista como uma base que precisa ser oxigenada permanentemente pelo profissional. O processo de gestão de suas competências implica numa atuação pessoal voltada para: a educação permanente, o atendimento dos objetivos da instituição, a assistência aos pacientes, o relacionamento com outros profissionais, o estudo e a aprendizagem informal. A contribuição do hospital nesse sentido se dá por meio de várias atividades – foco no atendimento aos objetivos da instituição, atividades educacionais, condições adequadas para o exercício da profissão, promoção de estudo e de atualização do conhecimento, manutenção de um quadro de profissionais competentes da instituição, atividades práticas, promoção de um bom relacionamento entre as pessoas, além da possibilidade da aprendizagem informal -, porém as políticas remuneratórias parecem não estar no mesmo ritmo. Quanto às contribuições de outras instituições de interesse coletivo nesse processo, a instituição que mais contribui é a associação profissional, que realiza atividades acadêmicas, promove publicações de artigos científicos e organiza eventos; o CRM atua junto ao desenvolvimento profissional e acadêmico, às questões jurídicas, à fiscalização e à manutenção da ética profissional, além da publicação de um jornal; e o sindicato parece contribuir com assessoria jurídica, articulação de convênios e atividades reivindicatórias (salários e condições de trabalho). No entanto, na opinião de parte dos entrevistados, essas instituições pouco ou nada contribuem para as competências do profissional, direta ou indiretamente. Foram, ainda, manifestadas diversas dificuldades na gestão das competências dos entrevistados, como: falta de tempo, acúmulo de funções, altos custos de atualização, falta de atenção dos órgãos responsáveis. Diante das limitações da pesquisa e de seus achados, foram alinhadas sugestões para pesquisas futuras, para os médicos pesquisados e para o hospital abordado.

Palavras chave: Competências profissionais; Gestão de competências; Médicos; Hospital; Triangulação.

ABSTRACT The aim of this study was to describe and analyze how the professional competence of doctors from a private local hospital are set and managed according to their own view. A descriptive and qualitative survey was conducted based on a study case approach. Data collection included document analysis and 21 interviews with semi[1]structured script, including the application of a projective technique with figure association, which featured an intra-method triangulation. For data analysis it was used document and content analysis. After the hospital and interviewees being described, the data were showed. It was observed the predominance of actions related to health care and permanent learning regarding to doctor’s competence. The academic training is seen as a base that needs to be improved constantly by the professional. The management process of competence suggests a personal action focused on: permanent education, institution goals accomplishment, patients’ care, other professional relationship, study and informal learning. Regarding to this the hospital contributes in different ways- focus on meeting the goals of institution, educational activities, suitable conditions for the profession, study support, career improvement, professional competence upgrade, practical activities, inter-personal good relationship promoting, besides the possibility of informal learning, however salary policies do not seem to be in the same level. Considering other institutions contributions according to the collective interest, the institution that contributes the most is the professional council, which conducts academic activities, fosters scientific articles publications and promotes events, the CRM (Brazil Regional Council of Medicine) works works with academic and professional development, legal issues, professional ethic maintenance, newspaper publication; and the council seems to contribute with legal advice, insurance agreements, and vindicatory issues ( salaries, work conditions). However, in the opinion of some interviewees, these institutions have little or no contribution to the professional competences directly or indirectly. It was raised many difficult in the interviewee’s such as lack of time, function accumulation, higher upgrade costs, lack of attention to health management. Given the limitations of research and their findings, suggestions were given for future research, for interviewed doctors and the chosen hospital.

Keywords: Professional competences; Management of Competences; Doctors; Hospital; triangulation.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Orientadora