Autor: VICTOR DO CARMO OLIVEIRA

Data da Defesa:  15/04/2011

RESUMO As micros e pequenas empresas do Brasil geram emprego e renda para grande parte da população economicamente ativa do país, mas apresentam elevadas taxas de mortalidade, sobretudo, devido à má gestão. Logo, torna-se importante seu aperfeiçoamento gerencial para acarretar sua longevidade. Os processos de desenvolvimento dessas empresas são compreendidos como uma série de etapas que devem ser superadas, desde a sua criação até a sua consolidação. Esse processo de evolução pelo qual passam as organizações tem sido denominado Ciclo de Vida Organizacional (CVO). Segundo o modelo de categorização de CVO dessas empresas, baseado em estágios, desenvolvido por Adizes (1990), o processo de evolução de uma organização pode ser denominado de estágio de desenvolvimento. Este relaciona-se ao perfil do processo gerencial implementado, incluindo nesse processo a estrutura organizacional, o estilo de liderança, o nível de burocracia e o modelo de delegação e autoridade, os quais são influenciados pelo crescimento das empresas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar em qual estágio do CVO estão algumas micros e pequenas empresas distribuidoras de gás liquefeito de petróleo da região metropolitana de Belo Horizonte/MG, a partir da abordagem de longevidade empresarial segundo a tipologia de Adizes (1990). Para isso, efetuou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, com uma amostra de noventa empresas selecionadas por acessibilidade. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado com a escala Likert de cinco pontos. Na análise de resultados, foi utilizada a técnica estatística de Ranking Médio (RM) a fim de mensurar o grau de concordância dos gestores e/ou proprietários em relação às características dos estágios de CVO avaliadas. Em suma, os resultados sugeriram que pouco mais de 53% das empresas investigadas localizam-se na região metropolitana; mais de 98% delas possuem até 3 sócios, sendo que o grau de escolaridade de pouco mais de 54% deles é o ensino médio; em torno de 61% das empresas possuem entre 2 e 5 funcionários; mais de 60% possuem faturamento anual de até R$ 240.000,00; quase 68% delas aderiram ao simples nacional. E, aproximadamente, 32% delas estão em atividade entre 2 e 5 anos, sendo que somente 10% delas possuem mais de 15 anos. Quanto ao estágio do CVO em que se encontram as empresas, para aquelas com até 2 anos de atividades, não se pode apontar um estágio específico, situando[1]se entre o terceiro e quarto estágios; aquelas entre 2 e 5 anos, bem como as empresas com mais de 5 anos de vida situam-se do segundo para o terceiro estágio. Como boa parte das empresas encontra-se em fase de transição de estágios, podem estar passando por problemas ou crises, o que demanda maior atenção de seus gestores sob pena de avançarem em direção à mortalidade, ao invés de evoluírem para alcançar a longevidade.

Palavras-chave: Micros e pequenas empresas. Mortalidade. Longevidade. Ciclo de Vida Organizacional.

ABSTRACT Micro and small enterprises in Brazil generate employment and income for much of the economically active population of the country, but have high mortality rates, mainly due to mismanagement. Therefore, it is important to bring his managerial improvement longevity. The development processes of these companies are understood as a series of steps that must be overcome, since its creation to its consolidation. This process of evolution that you pass through the organizations has been called Lifecycle Management (CVO). According to the categorization model CVO these businesses based on stages, developed by Adizes (1990), the process of evolution of an organization may be called the stage of development. This is related to the profile of the management process implemented in this process including the organizational structure, leadership style, the level of bureaucracy and the model of delegation and authority, which are influenced by the growth of businesses. Thus, this research aims to identify at what stage of CVO are some micro and small distributors of liquefied petroleum gas in the metropolitan region of Belo Horizonte / MG, using the approach of business longevity by type of Adizes (1990). For this, we performed a descriptive and quantitative, with a sample of ninety firms selected for accessibility. Data were collected through a closed questionnaire with five-point Likert scale. For outcome analysis technique was used for statistical Middle Ranking (MR) to measure the degree of agreement of managers and / or owners about the characteristics of the stages of CVO evaluated. In summary, the results suggested that just over 53% of the companies investigated are located in the metropolitan region, more than 98% of them even has three members, and the educational level of just over 54% of them are high school; around 61% of companies have between 2 and 5 employees and more than 60% have annual revenues of up to R $ 240,000.00, almost 68% of them adhered to the simple country. And about 32% of them are active between 2 and 5 years, and only 10% of them have over 15 years. Regarding the stage of CVO, where they are businesses, those with up to two years of activities you can not point a specific stage, standing between the third and fourth stages, those between 2 and 5 years, as well as companies with more than 5 years of life, are situated on the second to the third stage. How much business is in transition stages, may be experiencing problems or crises, which demand greater attention from their managers failing to advance toward death instead of evolving to achieve longevity.

Keywords: Micro and small enterprises. Mortality. Longevity. Organizational Life Cycle

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Orientador