Autor: JOSE ROBERTO CAJAIBA DE OLIVEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/12/2010

RESUMO

 

 

Este estudo teve por objetivo principal identificar a relação entre a longevidade das micro e pequenas empresas de Teófilo Otoni e região, e as características comportamentais atribuídas aos empreendedores de sucesso. Pode-se perceber a utilidade deste trabalho em função da lacuna existente e da importância que esse porte de organização tem para o País, com significativa representatividade na atividade empresarial nacional e com destaque ainda maior na região privilegiada como lócus da pesquisa. Pois, segundo a Federação do Comércio (2009), as micro e pequenas empresas representam 99,5% do total de empresas de Teófilo Otoni, cidade polo regional, e são responsáveis por 83,0% dos empregos gerados pelo setor. Visando confirmar os estudos teóricos, esta pesquisa comparou as características comportamentais dos empreendedores que estão no início das atividades, com até 42 meses de atividade, com aqueles que já possuem um tempo mediano nas atividades, mais 42 meses até 84 meses de atividade, e aqueles que já estão há um longo tempo neste negócio, com mais de 84 meses de atividade. Para tanto, foi realizado um estudo transversal de caráter descritivo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado. A população de estudo se constituiu de todos os empreendedores de pequenas e médias empresas situadas em Teófilo Otoni e região. A amostra foi composta por 283 empreendedores. Este trabalho constatou que os grupos avaliados são similares em relação a todas as características empreendedoras, exceto para o caso das variáveis independente/autoconfiança, ter metas/objetivos e relacionamento interpessoal. Assim, quanto maior o valor atribuído pelo entrevistado às questões de ser independente/autoconfiança, metas/objetivos e relacionamento interpessoal, mais próximo ele estará do grupo com maior tempo de atuação no mercado (acima de 84 meses).

Palavras-chave: Empreendedorismo. Micro e pequenas empresas. Sucesso empresarial. Características empreendedoras. Longevidade. Mortalidade.

 

 

ABSTRACT Based on the current theoretical reference about intrapreneurship, the present study has had as its main goal to identify the relationship between the longevity of small and micro enterprises in the county of Teófilo Otoni and in towns around it, and the behavioral features attributed to successful entrepreneurs. The usefulness of this work can be easily recognized due to the fact of how important these organizations are to our country and their meaningful representation in the national business activity, with greater emphasis in the privileged region in which the survey has been conducted. For, according to Federation of Trade – FECOMÉRCIO (2009) – Micro and small enterprises account for 99,5% of local businesses in the county of Teófilo Otoni, the most important town in the region, and they are responsible for 83,0% of the jobs generated by the sector. In order to confirm the theoretical studies, this research has compared the behavioral features of entrepreneurs who have set up their businesses recently, up to 42 months in the business, with those who have been in the activity for some more time (over 42 up to 84 months), as well as with those who have been in the business for a longer time (over 84 months). For that, a transversal study of descriptive character has also been conducted. The collection of data was made through a structured questionnaire. The population which has been interviewed is made up of entrepreneurs, who own small or medium-size enterprises located in Teófilo Otoni and region. The sample consists of 283 entrepreneurs. The study has shown that the different groups which have been evaluated through the survey, share similar features regarding entrepreneurial characteristics, except when it comes to features such as independence, confidence, setting of goals/objectives and interpersonal relationship. Thus, the higher the value given to the issues by the interviewee, regarding confidence, setting of goals/objectives and interpersonal relationship, the closer he is to the group with greater longevity in the market (over 84 months).

Keywords: Intrapreneurship. Micro and small enterprises, Business success. Entrepreneurial features. Longevity. Deaths of enterprises.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Orientador

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