Autor: NADIA MAUREN VENUTO PAXECO

Data da Defesa:  15/04/2010

RESUMO As instituições de ensino superior são organizações que participam significativamente para transformar a sociedade em sociedade do conhecimento. Apesar de existirem inúmeras formas de ascender ao conhecimento, a IES é o pólo ideal para atender à necessidade imperiosa de aprendizado da atualidade, sendo este parte do processo de produção. Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas relacionadas à gestão do conhecimento nas instituições de ensino superior privadas com nota de desempenho maior ou igual a 4 no ENADE de 2006, em comparação ao modelo descrito por Terra (2001). O trabalho inicia-se com uma abordagem acerca da importância do conhecimento nessa atual sociedade, caracterizada por mudanças, incertezas e complexidade. Nesse atual contexto merece destaque o novo papel que cumprem as instituições de ensino superior privadas.  A seguir, é feita uma abordagem geral da gestão do conhecimento e são estudados os conceitos das sete dimensões, de acordo com o modelo selecionado. Neste estudo, consideram-se as sete dimensões das práticas gerenciais de gestão do conhecimento, sob a percepção dos coordenadores de cursos das instituições selecionadas. Trata-se de estudo investigativo, desenvolvido segundo abordagens qualitativa e quantitativa, adotando o método de pesquisa descritiva. Concluiu-se que as instituições de ensino superior privadas pesquisadas possuem práticas relativas de gestão do conhecimento; mas que ainda não podem ser caracterizadas como organizações que aprendem, pois, ainda deverão trilhar um extenso caminho para conseguirem usufruir de uma vantagem sustentável.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento – Instituições de Ensino Superior Privadas – ENADE

ABSTRACT The higher education institutions are organizations that participate significantly to transform society into a knowledge society. Although there are numerous ways to rise to knowledge, the IES is the ideal hub to meet the urgent need to learn today, which is part of the production process. This paper aims to analyze the practices related to knowledge management in higher education institutions with private performance rating greater than or equal to 4 ENADE in 2006, compared to the model described by Land (2001). The work begins with an approach on the importance of knowledge in this present society, characterized by change, uncertainty and complexity. In the current context we should note the new role that institutions comply with the private higher education. Then, there is a general approach to knowledge management are studied and the concepts of the seven dimensions, according to the model selected. In this study, the expression the seven dimensions of the management practices of knowledge management in the perception of the course coordinators of the selected institutions. This is investigative study was developed following qualitative and quantitative approaches, adopting the method of descriptive research. It was concluded that the higher education institutions surveyed have private practice for knowledge management, but still can not be characterized as learning organizations, they still have to walk a long way to get to enjoy a sustainable advantage.

Keywords: Knowledge Management – Private Superior Education Institution – ENADE

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade