Autor: SELMA COSTA DE SOUSA

Data da Defesa:  12/03/2010

RESUMO O objetivo geral desta pesquisa foi descrever e analisar como se dá a gestão de competências profissionais de enfermeiros–gerentes no setor público de saúde. O referencial teórico foi dividido em duas temáticas centrais: Gerência e gerentes, aprofundando na gerência em enfermagem, e Competências profissionais, dando ênfase à competência gerencial e à competência em enfermagem. A pesquisa foi descritiva, documental e de campo, com abordagem qualitativa. As unidades de análise foram as enfermeiras em cargo de gestão no setor público de saúde em Unidades de Atendimento Imediato na cidade de Contagem. Já as unidades de observação foram tais enfermeiras (quatro) e também outros profissionais que trabalham com elas (24), incluindo-se tanto subordinados como superiores. Todos foram escolhidos por acessibilidade e intencionalidade, tendo em vista os objetivos da pesquisa. Para a coleta de dados, foram utilizados: levantamento documental, entrevistas estruturadas e observação direta. Para a análise dos dados, foram realizadas análise documental e análise de conteúdo. No total, foram entrevistados médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, técnico de enfermagem e odontólogo. Dentre eles, 26 são mulheres (92,9%), a maioria está na faixa etária de 31 a 35 anos e 39,3% delas são solteiras. A maior parte dos entrevistados tem curso de especialização em alguma área. Quanto ao tempo de trabalho na instituição, 12 estão na instituição há mais de 21 anos (46%) e o tempo na função é semelhante ao anterior. Diante dos dados da pesquisa, percebe-se que as competências profissionais das enfermeiras-gerentes das UAI´s (Unidades de Atendimento Imediato) de Contagem abordadas são gerenciadas por meio de esforços individuais (empenho próprio), coletivos (no convívio diário e nas conversas com outros profissionais) e organizacionais (treinamentos, cursos, etc. patrocinados pela secretaria), tendo sido relatados resultados no micro contexto das UAI´s, observados tanto pelas próprias enfermeiras-gerentes, como por outros profissionais (terceiros) que lá trabalham. Note-se que a inclusão da percepção de terceiros constituiu um avanço no campo de pesquisa das “competências profissionais”, podendo-se observar não apenas a opinião dos profissionais a seu próprio respeito, como também a de outros que podem legitimar e validar tais competências e processos de formação e desenvolvimentos a eles relacionados. Esse avanço é conceitualmente relevante tendo em vista os tradicionais conceitos e modelos de competências profissionais e, principalmente, o modelo analítico adotado nesta dissertação (PAIVA, 2007), no qual ele se destaca no que diz respeito à gestão de competências. Após apontar limitações da pesquisa, sugestões para investigações futuras foram apresentadas.

Palavras-chave: gestão de competências. Competências profissionais. Competências gerenciais. Gerência. Gerente. Enfermagem. Enfermeiro. Setor público de saúde.

ABSTRACT The objective of this research was to describe and analyze ways in which the management skills of nurse-managers in the public health sector. The theoretical framework was divided into two central themes: Management and managers, going deeper into the nursing management and professional skills, with emphasis on managerial expertise and competence in nursing. The research was descriptive, documentary and with fieldwork, with a qualitative approach. The units of analysis were the nurses in charge of management in the public health in Urgency Units in Contagem city. Since the units of observation were such nurses (four) and also other professionals who work with them (24), including both subordinates and superiors. All were chosen for accessibility and intentionality, in view of the research objectives. For data collection were used: documentary surveys, structured interviews and direct observation. For data analysis was performed document analysis and content analysis. In total, we interviewed doctors, nurses, social workers, physiotherapists, nursing technical and dentist. Among them, 26 are women (92.9%), most are aged 31 to 35 years and 39.3% of them are single. Most respondents have current expertise in some area. Concerning the time in the institution, 12 are in the institution for more than 21 years (46%) and the time on the job is similar to the previous. Given the survey data, it is perceived that the professional skills of nurse managers UAI’s (Urgency Units) of Contagem addressed are managed through individual efforts (own efforts), collectives (in daily contact and conversation with other professionals) and organizational (training, courses, etc.. sponsored by the secretariat), which has reported results on the micro context of UAI’s, is seen as much by their own nurse managers, and other professionals (others) who work there. Note that the inclusion of the perception of others was a breakthrough in the search filed on the «professional skills», it can be observed not only the professionals’ opinion about himself, but also of others that may legitimize and validate such competence and training and formation processes as well as developments related to them. This advance is conceptually relevant in view of the traditional concepts and models of professional skills and, especially, the analytical model adopted in this dissertation (Paiva, 2007), in which it stands out concerning management skills. After pointing out limitations of the research, suggestions for future research were presented.

Keywords: Management competition. Professional competition. Managerial competition. Management. Manager. Nursing. Nurse. Public health sector.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Profª. Drª. Kely César Martins de Paiva – Orientadora