Autor: FERNANDO GILBERTI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/07/2008

RESUMO A ampliação das atividades varejistas é uma tendência mundial e visa atender às necessidades dos consumidores que tiveram um aumento da renda per capita nas últimas décadas. O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar os principais fatores que influenciam o processo de compra em shoppings populares, na percepção dos consumidores. Foram identificados os motivos, os atrativos, os fatores facilitadores e os restritivos e os aspectos influenciadores. Procedeu-se, também, à busca de informações sobre os shoppings populares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio do método de levantamento, com a aplicação de questionários semi-estruturados em 44 consumidores, separados por gênero, em três shoppings populares de Belo Horizonte. Para a análise de dados, utilizou-se a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo, observando, separadamente, o discurso feminino e o discurso masculino. Identificou-se que o principal motivo que leva os consumidores aos shoppings populares é a economia propiciada pelos preços baixos dos produtos. Os atrativos são o preço e a variedade de produtos. Como influenciadores, detectaram-se a economia propiciada pelo preço dos produtos e as pessoas conhecidas. Os itens que facilitam o processo de compra em shoppings populares são: preços e variedade de produtos. Os restritivos são: falta de garantia dos produtos, ambiente tumultuado, má qualidade dos produtos e falta de organização.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Shopping popular. Processo de decisão de compra.

ABSTRACT The growth of the retail industry all over the world is an answer to the demands of the actual customers who experienced a significant raise in their personal incomes over the past decades.The objective of the present study is to identify and analyze the main factors in the buying experience in popular malls, according to the customer’s perception. Relevant factors in the process of purchase such as attractive aspects of the popular malls and their stores, as well as aspects considered to ease the process or make it more difficult, and the search for information in the popular malls were identified through field research with popular mall customers. A search for information about popular malls was also part of the study. The research consisted in the appliance of semi-structured questionnaires to 44 customers. These were customers of three different popular malls in Belo Horizonte city and were divided by gender. The technique applied to analyze the questionnaire responses was the technique of collective subject speech, in which the male and female speeches were evaluated separately. The savings obtained when buying in popular malls were identified as the main factor which leads customers to these centers. Price and product mix are the attractive factors. The factors which influence customers to buy in these malls are the savings and information received through friends, family and colleagues in general. Product variety and prices are considered two factors that ease the process, while a confusing environment, lack of warranty for the products, and low quality of products were cited as factors which make the buying experience in these malls difficult.

Key words: Customer’s Behavior. Popular Malls. Purchasing Decision Process.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Fernando-Gilberti.pdf