Autor: ADRIANA NUNES DA LACERDA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/07/2008

RESUMO O presente estudo buscou verificar as características encontradas quando se analisa a gestão socioambiental de uma organização. A escolha da Rede ABC ocorreu pela sua estreita relação com a comunidade local, pela acessibilidade e pela abertura concedida à autora. Inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o tema “gestão social e ambiental e sua evolução e aplicação no varejo de supermercados”. A partir dos objetivos propostos, a pesquisa adotou a perspectiva descritiva, utilizando métodos qualitativos. Para a execução de tal trabalho, utilizou-se o balanço social realizado pela Rede relativo ao ano de 2007. Também foi utilizado um questionário elaborado pela autora, baseado no questionário do Instituto Ethos sobre indicadores de responsabilidade social (2006) e nos Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para micro e pequenas empresas (2007). O estudo também se apoiou em entrevistas em profundidade, mediante o uso de questionários não estruturados e de observações diretas. Os indicadores propostos permitiram que fosse feito um levantamento da existência de ações socioambientais significativas na empresa. O exame do balanço socioambiental da rede, de sua trajetória e do posicionamento em relação à concorrência permitiu concluir que é possível estabelecer ações socioambientais significativas e sustentáveis no setor supermercadista. A título de síntese, aponta-se a estratégia que caracteriza a gestão socioambiental da Rede ABC: os sócios e familiares procuram, na medida do possível, orientar a gestão da empresa com base em seus próprios valores como indivíduos. Dessa forma, pôde-se verificar que valores pessoais ajudaram a determinar as ações empresariais. A importância do culto religioso na empresa foi atestada, mediante a presença de alguns artefatos. Identificou-se a tendência à filantropia como algo derivado da presença desses valores. Verificaram-se o envolvimento e a liderança dos sócios em relação ao setor supermercadista e às entidades representativas da sociedade organizada local. Além disso, notou-se a orientação de ações baseadas nos indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, mediante uma análise do balanço social de 2007. E, por fim, constatou-se que as interações dos sócios entre si e os seus valores pessoais determinam as ações da Rede, impressas em sua cultura organizacional. Recomendam-se em pesquisas futuras: investigação da influência da cultura organizacional sobre as ações sociais da empresa; e comparações entre ações sociais de diversos supermercados ou entre empresas de outros formatos do setor varejista.

Palavras-chave: Gestão socioambiental. Indicadores de projetos sociais. Responsabilidade social. Marketing social. Varejo de supermercados.

ABSTRACT The present study was to search and analyzing the social environment characteristics management of a company. First it was made a research in the retail supermarkets. The ABC met was chosen because of the narrow relationship with the local community the accessibility and opening granded to the author. It was made the social environment management, its evolution and application in the retail supermarkets. The research used the the descriptive perspective and qualitative methods. For the execution of such work , it was used the social balance sheet (2007) of the ABC supermarket. Also, it was applied a questionnaire about the Social Responsibility Indicators(2006) and Ethos SEBRAE Indicators of Social Responsibility Business for personal computer and small companies (2007).Lots of deep interviews were used; no structured questionnaires and direct observations. It was noticed that the proposed Indicators allowed that it was made a rising of the existence of the significant social environment actions in the company. It was made an analysis of the social environment Balance from the Cia, its path and positioning in relation to the competion. It could be concluded that It’s possible to establish significant and maintainable social environment in the supermarkets sections. As synthesis, it was ended that characterizes ABC´s management: the partners personal values helped to determine the business actions, printed in the organizational culture of the company. It was attested the importance of the religious cult there by the presence of some workmanships. It was observed the philanthropy tendency as observed derived from the presence of those values. The involvement and the partners’ leadership were checked in the Cia, also in the representative entities of the local society. Besides, it was observed that the orientations of the actions were based in the indicators of social responsibility of the Ethos Institute, by an analysis of the social Balance sheet (2007). Finally, in the future researches, they’re recommended: the investigation of the influence of the organizational culture about the social actions of the company and the comparisons among social actions of many. Supermarkets, several companies of other formats like the retail section.

Keywords: Socio management. Indicators of social projects. Social responsibility. Marketing company. Retail supermarket.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Roberto Minadeo – Orientador

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Docente

Prof. Dr. José Marcos Carvalho de Mesquita

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