Autor: ROZELI DE FÁTIMA DUTRA

Data da Defesa:  29/02/2008

RESUMO Este estudo sobre qualidade de vida no trabalho baseou-se nas dimensões econômica, política, psicológica e sociológica de Westley (1979) e nas dimensões ambientais e organizacionais de Honório (1998), tendo como objetivo principal aprofundar o conhecimento a respeito da qualidade de vida no trabalho de médicos que atuam em uma grande cooperativa de Trabalho (HC-COOP) de um hospital universitário de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva e interpretativa e de caráter quantitativo e qualitativo. O método de pesquisa foi o estudo de caso, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista semi-estruturada e os documentos da cooperativa. Para os dados levantados pelo questionário, foram utilizadas as estatísticas descritiva e bivariada. Observou-se também que a qualidade de vida no trabalho dos médicos pesquisados mostrou-se satisfatória para a maioria dos indicadores medidos, sendo que a maior satisfação dos médicos está relacionada à dimensão sociológica e a maior insatisfação, à econômica. De um modo geral os indicadores de maior satisfação foram ética profissional, responsabilidade, relacionamento interpessoal, identidade com a tarefa e relacionamento com a diretoria e administração. Enquanto os indicadores de maior insatisfação foram, tomada de decisões, criatividade, variedade de tarefas, atuação de instituições de apoio à categoria, esforço de trabalho-honorários recebidos, honorários “cooperativa versus mercado”, incentivo a atividades de ensino e pesquisa. No que se refere aos fatores ambientais e organizacionais, constatou-se que os médicos (especialmente os mais jovens) consideram que o ambiente externo interfere na realização de suas atividades. Quanto à concorrência de mercado atual na área de saúde, observou-se que os médicos que possuem apenas mais uma atividade remunerada além da HC-COOP consideram que a concorrência afeta menos na obtenção e fidelização de clientes que aqueles que possuem mais de uma atividade remunerada além da cooperativa pesquisada. O trabalho por meio de cooperativa visa proporcionar maior autonomia, independência e qualidade de vida para o trabalhador, porém, no caso da área médica em específico, muitos fatores interferem na sua dinâmica de trabalho e que, ao longo do tempo, têm desafiado os atores deste cenário.

Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho; cooperativa; trabalho médico.

ABSTRACT This study on the quality of life at work was based on Westley’s (1979) economic, political, psychological and sociological dimensions, and Honório’s (1998) environmental and organizational dimensions. Its main objective is to broaden knowledge on the quality of life at work of doctors who are part of a large cooperative of a university hospital in Belo Horizonte (HC-COOP). It’s an applied research which has a descriptive, interpretive, quantitative and qualitative nature. The methodology used was case study and data were collected through questionnaires, semi[1]structured interviews and documents belonging to the cooperative. Data collected by the questionnaires were analyzed through the use of descriptive and bi-varied statistics. It was observed that the quality of life of the doctors involved in the research was satisfactory in the majority of the indicators being measured; highest satisfaction is associated with the sociological dimension and lowest satisfaction is related to the economic factor. Generally speaking, the indicators showing the greatest satisfaction were: professional ethics, responsibility, interpersonal relationships, rapport with the task and interaction with the administrative board. The ones showing the least satisfaction, on the other hand, were: decision-making, creativity, variety of tasks, action of medical professionals support institutions, effort/pay ratio, cooperative pay versus market standards, teaching and research incentive. As to environmental and organizational factors, it was concluded that the doctors – specially the younger ones – see the external environment interfering in their practice. The answers to how the present competition in the health market affects the process of obtaining and keeping clients depended on the number of salaried activities the doctors have outside the cooperative: those who have just one other activity think competition affects them less, while those with more than one activity think competition affects them more. A cooperative should foster autonomy, independence and quality of life for those taking part in it. However, specifically in the medical field, several factors interfere in the dynamics of the service provided by the doctors, and which constantly challenge them.

Key words: quality of life at work; cooperative; medical labor

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmicas nas Organizações

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Rozeli-de-Fátima-Dutra.pdf