Autor: André Mosqueira Possato

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/02/2019

RESUMO: O objetivo deste estudo consistiu em descrever e analisar como é vivenciado o trabalho pelos jovens inseridos na Guarda Mirim de Ponte Nova, MG, identificando[1]se possíveis expectativas e impactos relacionados ao primeiro emprego, assim como o sentido do trabalho para esses adolescentes. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, visando compreender os reflexos do trabalho na adolescência e seus impactos entre aqueles que viveram essa experiência no passado. Participaram desta pesquisa 10 sujeitos, sendo cinco guardas mirins e cinco ex-guardas mirins. Os resultados sugerem que o sentido do trabalho assume características diferentes de acordo com o momento que o guarda mirim está vivendo essa experiência. Observou-se que a motivação inicial para o adolescente entrar na Guarda Mirim é, de modo geral, a obtenção do primeiro emprego e a necessidade de ajudar no orçamento familiar. A pesquisa revelou que, para jovens trabalhadores de classes populares, a inserção laboral representa a possibilidade de transformação de sua realidade, oferecendo-lhes perspectivas melhores. Os resultados evidenciam que a entrada na Guarda Mirim alterou vários comportamentos, permitindo ao adolescente adquirir responsabilidade e disciplina, melhorando as relações familiares e aprendendo a se relacionar melhor com as pessoas em geral. O trabalho aparece também como forma de inclusão social, além de permitir que se mantenha distante de situações consideradas reprováveis. Os depoimentos revelam melhora na autoestima como um dos aspectos positivos da entrada precoce do adolescente no mercado de trabalho. Em suma, observou-se vivência positiva do trabalho pelo adolescente, que, de modo geral, percebe suas atividades como um caminho para alcançar o amadurecimento e adquirir conhecimento e experiência necessários para as próximas atividades empregatícias que vier a realizar.

Palavras-chave: Adolescente – Trabalho Guarda Mirim. Sentido do trabalho. Inclusão social.

ABSTRACT: The aim of this study was to describe and analyze how the work of young people in the Guarda Mirim of Ponte Nova-MG is experienced, identifying possible expectations and impacts related to the first job, as well as the meaning of work for these adolescents. It is a descriptive research with a qualitative approach, aiming to understand the reflexes of work in adolescence and its impacts among those who have lived this experience in the past. Ten subjects participated, of which 5 were guard mirim and 5 were ex-guard mirim. The results suggest that the meaning of the work assumes different characteristics according to the time when the young guard is living the experience. It was observed that the initial motivation for adolescents to enter child custody is, generally speaking, obtaining the first job and the need to help the family budget. The research revealed that, for young working class workers, labor insertion represents the possibility of transforming their reality offering a better perspective of the future. The results suggest that entry into child custody altered several behaviors, allowing the adolescent to acquire responsibility, discipline, improving family relationships, and learning to relate better to people in general. The work also appears to him as a form of social inclusion besides allowing him to stay away from situations that he considers as reprehensible. The testimonies reveal an improvement in self-esteem as one of the positive aspects of the adolescent’s early entry into the job market. In short, a positive experience of work by the adolescent was observed. In general, the adolescent perceives his activities as a way to reach maturity, to acquire the knowledge and experience necessary for the next employment activities that he / she may perform.

 Keywords: Adolescent – Work Mirim Guard. Sense of work. Social inclusion

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth Antunes Lima – Orientadora

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr.  José Antônio de Sousa Neto – Participante Externo

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