Mestrando(a): CINTIA RABELO ALVES

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

O presente estudo teve como objetivo geral analisar o comportamento de compra dos alunos de bacharelado em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, como consumidores de compra online em relação a compra tradicional e possível comportamento compulsivo. Os objetivos específicos foram: identificar o comportamento de compra tradicional versus comportamento de compra online; relacionar os principais comportamentos de compra compulsiva com as características indicadas pelos principais autores relacionados ao tema, apontar e analisar quais as diferenças de comportamento tradicional e online dos alunos e analisar a correlação da compulsão em compras com o comportamento de compra tradicional versus comportamento de compras online. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado para o levantamento de dados, o qual foi aplicado a 191 estudantes da Instituição. O instrumento de coleta de dados foi baseado em pesquisa e escala validada por Faber e O?Guinn (1992) e Valence, d?Astous e Fortier (1988), apresentados no trabalho de Cole e Sherrel (1995). O tratamento dos dados foi feito por meio de análise estatística da frequência dos comportamentos de compra, pelos testes t, de Kolmogorov-Smirnov e correlação. Os principais resultados são: os estudantes participantes da pesquisa têm mais propensão a poupar nas duas formas de compra consideradas, não apresentaram tendência a comportamento compulsivo e impulsivo em compras e preferem comprar pelo meio tradicional em relação ao online. O estudo não pode ser estendido a demais populações. Como sugestões de pesquisas futuras tem-se: ampliação e aprofundamento de estudos referentes à compulsão em compras, e reaplicação da pesquisa com outro tipo de público que tenha renda (não somente estudantes) com as alterações propostas no questionário.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Sidney Lino de Oliveira (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.Dr. Alexandre Teixeira Dias (FUMEC)

Mestrando(a): CINTIA RABELO ALVES

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade