Mestrando(a): MARIA APARECIDA DA SILVA

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Este estudo teve por objetivo geral descrever e analisar como se encontram configuradas as variáveis de estresse ocupacional e burnout de professores lotados nos campi I e II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, localizado em Belo Horizonte (MG). Para tanto, o referencial teórico abordou os dois temas, principais conceitos, modelos teóricos e escalas de mensuração. A pesquisa de campo, descritiva e com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação entre métodos), foi realizada por meio de três instrumentos de coleta de dados, a saber: levantamento documental, cujos dados foram submetidos à análise documental; questionários, cujos dados de 99 respondidos foram submetidos à análise estatística uni e bivariada; e entrevistas com 14 professores, cujos dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, os níveis de estresse e burnout dos professores do CEFET-MG foram considerados satisfatórios. Eles se mostraram altamente realizados, apesar dos fatores de pressão observados, da sobrecarga de trabalho, das expectativas com relação aos rumos da Instituição e dos desafetos com a gestão. Percebe-se uma identificação muito grande com a Instituição, muitos são ex-alunos, o que é visto como ponto positivo para a organização e para os próprios professores como forma de amenizar o estresse, porém, observam-se, nas entrevistas, alguns questionamentos, suspeitando-se de níveis mais elevados de estresse e burnout entre os professores da instituição. Observou-se, também, que o contexto da Instituição e o direcionamento do gerenciamento atual provocam nos professores pressões e insatisfações, principalmente no que diz respeito aos Relacionamentos Interpessoais, o que apareceu como fonte significativa de geração de pressão, mas não prejudiciais à relação do professor com o aluno. Após o apontamento das limitações da pesquisa, sugestões para a instituição e para pesquisas futuras foram delineadas.

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Profª Drª Kely César Martins de Paiva
ORIENTADORA
Faculdade Novos Horizontes