Autor: MARCELA GLEICE VILELA FRANCA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 08/04/2015

Resumo: Em um cenário de mudanças no ambiente externo e interno das organizações, caracterizado pelo achatamento dos níveis hierárquicos, estrutura enxuta, profissionais sobrecarregados, concorrência acirrada, consumidores mais exigentes, mercado dinâmico, economia desaquecida e uma política instável, cobra-se cada vez mais do gestor, que deve atuar como agente de mudanças, como responsável pela gestão de pessoas e de custos e como um exímio profissional de marketing, preocupando-se constantemente com a atração e retenção de clientes. Até uma década atrás, as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas pareciam estar imunes ao mercado turbulento, e só recentemente entraram para o rol de organizações lucrativas, de grandes negócios. Esse fenômeno se deu quando grandes grupos empresariais, inclusive organizações internacionais, começaram a comprar as IES menores. A sequência de aquisições e fusões segue um fluxo contínuo e progressivo desde então. Desta forma, a gestão acadêmica também passou por uma revolução. No meio desse processo, estão os coordenadores de curso de graduação, ocupando o papel de gerentes intermediários. Dentro deste contexto, optou-se por estudar e compreender o universo das mulheres gestoras. Portanto, o objetivo da presente pesquisa foi analisar as fontes de tensão vivenciadas pelas coordenadoras de curso de graduação em Instituições de Ensino Superior privadas de Belo Horizonte, na relação “gerência” e “gênero”. Para isso, foram identificadas e/ou analisadas as funções das coordenadoras; as principais fontes de tensão; os sentimentos e sintomas decorrentes dessas tensões; as estratégias de enfrentamento utilizadas por elas, bem como a percepção que estas profissionais têm sobre si mesmas e sobre o ambiente em que trabalham. Para alcançar os objetivos propostos, o referencial teórico abordou temas como gerência; gestão contemporânea; gestão acadêmica; funções do coordenador de curso; mulheres gestoras e relação de gênero, além do mal-estar gerencial e o estresse ocupacional. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa, com caráter descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em vinte coordenadoras de curso de graduação que trabalham em IES privadas de Belo Horizonte, pertencentes a grupos empresarias. A discussão dos dados intercorreu mediante análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as principais fontes de tensão das coordenadoras no trabalho são o alto índice de cobranças e metas por parte da direção; a falta de comprometimento dos docentes com o curso e os conflitos dos alunos com os professores durante e no final do semestre. Em casa, as tensões são em relação aos filhos e ao marido. Todas estas tensões geram dores no corpo, perda de sono, angústia, culpa, dentre outros sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Para aliviar as tensões, a principal estratégia de enfrentamento utilizada pelas coordenadoras é a atividade física, sendo que a maioria dessas profissionais que tem filhos não consegue utilizá-la, dada a sobrecarga de trabalho e a escassez de tempo para conciliar vida profissional e pessoal. Dentre todos os achados, a descoberta mais relevante foi perceber que existem dois tipos de categorias de mulheres profissionais: as que trabalham, mas têm na família o seu foco, e as que abrem mão de ter uma família porque têm o foco na carreira.

Palavras-chave: IES privadas. Coordenadoras de curso. Fontes de tensão. Estresse. Estratégias de enfrentamento

Abstract: In a scenario of changes in the external and internal environment of organizations, characterized by the flattening of hierarchies, lean structure, overworked professionals, fierce competition, more demanding consumers, dynamic market, sluggish economy and an unstable political situation, the manager is increasingly charged, acting as agent of changes and being responsible for people and cost management and even as an expert marketing professional, who must worry constantly about the attraction and retention of customers. Until a decade ago, the Private Higher Education Institutions – HEIs seemed to be exempted from this turbulent market and only recently entered the list of profitable organizations, regarding big business. This phenomenon occurred when large business groups, including the participation of international organizations, began to buy smaller HEIs. The succession acquisitions and mergers follow a continuous and progressive flow ever since. Hence, the academic management has also undergone a revolution. In the middle of this management are the coordinators of graduation, playing the role of middle managers. In this context, it was decided to study and understand the universe of female managers. Therefore, the aim of this study was to analyze the sources of tension experienced by undergraduate course coordinators in Private Higher Education Institutions of Belo Horizonte, linking up «management» and «gender». For this, it has been identified and/or analyzed the roles of the coordinators; the main sources of tension; the feelings and symptoms from these tensions; the coping strategies used by them and their own perceptions about themselves and their work environment. To achieve the proposed objectives the theoretical framework addressed topics such as management; contemporary management; academic management; course coordinator’s duties; female managers and gender relations, as well as managerial malaise and occupational stress. The research approach nature was qualitative, with descriptive character. Semi-structured interviews were conducted to twenty coordinators of undergraduate courses working in private HEIs of Belo Horizonte, belonging to business groups. The discussion of data went through content analysis. The results showed that the main sources of tension of the coordinators in the work are the high rate of charges and goals required by their superiors; the lack of commitment of professors to the course and conflicts of students with professors during and at the end of the semester. At home, tensions are to their children and her husband. All these tensions lead to body aches, sleep deprivation, anxiety, and guilt, among other physical, psychological and emotional symptoms. To ease tensions, the main coping strategy used by the coordinators is physical activity, although most of those who have children can‟t do anything, due to workload and the lack of time to reconcile professional and personal life. Among all the findings, the most interesting discovery was the realization that there are two categories of professional women: those who work, but have their focus on the family and those who give up having family because they focus on their career.

Keywords: Private Higher Education Institutions (HEIs), Graduation coordinators. Sources of tension. Stress. Coping strategies

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: MULHERES DE SUCESSO EM SETORES PREDOMINANTEMENTE MASCULINOS DE BELO HORIZONTE: ALÉM DO TETO DE VIDRO NA CARREIRA GERENCIAL

Banca Examinadora

Orientador: MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

JAIR NASCIMENTO SANTOS – Participante Externo

FERNANDO COUTINHO GARCIA – Docente

BAIXAR ARQUIVO – MARCELA GLEICE VILELA FRANÇA