Título: ESTUDO DA ACCOUNTABILITY BASEADO NAS TIPOLOGIAS DE KOPPELL: uma análise em hospital universitário

Autor: ROSANGELA OLIVEIRA SANTOS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 12/11/2015

Resumo:

A Administração Pública, ao longo das décadas, tem passado por sérias e importantes mudanças. É possível listar três modelos que têm sido adotados: o modelo burocrático; a nova gestão pública; e o modelo emergente, ou o novo serviço público. A gestão pública passou por vários modelos Bresser-Pereira (2008). Nesse contexto é que surge o termo accountability, significando uma importante ferramenta de controle, cobrança e responsabilização do agente público. Trata-se de um atributo do sistema que vai possibilitar o controle e a obrigação da transparência, responsabilidade e responsividade, em especial no âmbito administrativo. O termo accountability ainda não tem uma clareza conceitual, na medida em que vários são os significados atribuídos. Nesta pesquisa, a accountability foi abordada com foco nas dimensões da transparência, a imputabilidade, controlabilidade, responsabilidade e responsividade de Koppell, no âmbito da complexa estrutura dos hospitais universitários. O objetivo geral deste estudo é: identificar as dimensões de accountability, a partir das tipologias de Koppell (2005), no modelo de gestão pública no âmbito de um hospital universitário. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como método o estudo de caso. Para a abordagem qualitativa, optou-se pela análise de conteúdo, proposta por Bardin, para os gestores e técnicos administrativos, e para a quantitativa, o método survey, por meio de questionários aplicados 313 usuários. As categorias estabelecidas foram: transparência, imputabilidade, controle, responsabilidade e responsividade, que tiveram seus padrões estabelecidos com base no referencial teórico de Koppell. Os resultados indicaram que as dimensões de accountability de Koppell (2005) foram identificadas, com maior ou menor intensidade, nas respostas dos gestores, técnicos administrativos e usuários. Concluiu-se que a instituição pesquisada é responsável, mas que, como o autor base consultado para este estudo afirma: um dos grandes desafios para uma organização é ser accountable em vários sentidos. A principal limitação da pesquisa, prende-se ao próprio tema accountability, principalmente pela dificuldade de delimitá-la diante de sua vasta literatura, com várias abordagens e tipologias. Esta pesquisa limitou-se a abordar a visão dos gestores, técnicos administrativos e usuários de um hospital universitário. No entanto, não abordou a visão dos alunos, aspecto importante, por se tratar de um hospital-escola.

Palavras-chave: Modelos de Administração Pública. Accountability. Hospital Universitário.

Abstract:

Public Administration, over the decades, has gone through serious and important changes. It is possible to list at least three models that have been adopted: the bureaucratic model; the new public management; and the emerging model, or the new public service. The public management went through several models Bresser-Pereira (2008). In this context the term accountability emerges, signifying a important tool of control, billing and accountability public agent. It is an attribute of the system that will facilitate the control and the obligations of transparency, accountability and responsiveness, especially under administrative law. The term accountability does not yet have a conceptual clarity, to the extent that several are the meanings assigned. In this research, the accountability was approached with a focus on dimensions of transparency, accountability, responsibility and responsiveness of controllability, Koppell, under the complex structure of the University hospitals. The overall objective of this study is to: identify the dimensions of accountability, from the types of Koppell (2005), on the model of public management framework of a teaching hospital. The research was developed based on a descriptive research of qualitative and quantitative approach, using the case study method. For the qualitative approach, analysis, proposed by Bardin, for managers and administrative, technical and quantitative survey method, by means of questionnaires applied 313 users. The categories were established: transparency, accountability, control, accountability and responsiveness, which had their standards set on the basis of the theoretical framework of Koppell. The results indicated that the dimensions of accountability of Koppel (2005) have been identified, with greater or lesser intensity, in the responses of managers, administrative and technical users. It was concluded that the research institution is responsible, but that, as the author base consulted for this study says: one the greatest challenges for a organization is be accountable in many ways.

Keywords: Models of public administration – Accountability – University Hospital

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: AVALIAÇÃO, DESEMPENHO E CRESCIMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

 

Banca Examinadora

Orientador: WENDEL ALEX CASTRO SILVA

CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER -Participante Externo

ELIANE BRAGANCA DE MATOS – Docente

 

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