Mestrando(a):  ELBE FIGUEIREDO BRANDÃO SANTIAGO

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

O fenômeno da evasão no ensino superior promove prejuízos econômicos financeiros e sociais, em especial, para as Instituições Públicas de Ensino Superior. Estudar os fatores determinantes e as alternativas para o enfretamento da evasão sob a ótica de evadidos, professores e coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – é a proposta desta dissertação. Para chegar ao cumprimento dos objetivos, foram realizadas pesquisas embasadas teoricamente no conceito, nas causas e nas perspectivas para conter a evasão com o objetivo de identificar os fatores determinantes que levam ao abandono dos cursos. Na sequência, com fundamentos alicerçados na identidade, na cultura e na reconstrução da identidade e na prática educativa, buscou-se conhecer a identidade da Instituição e a dos evadidos, aprofundar o conhecimento sobre os fatores determinantes e identificar alternativas que possam contribuir para a redução da evasão no âmbito do ensino superior. O resultado da pesquisa apontou para o fortalecimento dos mecanismos já existentes na Unimontes como o projeto político pedagógico, maior flexibilidade, a modernização dos cursos, a retomada da mostra de profissões e uma maior integração professor-Universidade. Entretanto, uma das principais causas da evasão no Ensino Superior antecede a entrada do aluno na Instituição, conforme identificado neste estudo. Como alternativa, propõe-se a aplicação de testes vocacionais e a inserção da disciplina sobre profissões no ensino médio público e privado, visando amparar a escolha e a decisão do estudante sobre seu futuro profissional.

Palavras-Chave: Evasão. Educação Superior. Identidade. Unimontes.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Ilva Ruas de Abreu

Unimontes

Prof. Dr. Luiz Antonio de Matos Macedo

Unimontes

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: ELBE FIGUEIREDO BRANDÃO SANTIAGO