Mestrando(a): JÚLIO CÉSAR DA SILVA

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Nos últimos anos, os computadores tornaram-se parte da sociedade e das organizações. Os Softwares e a Internet são elementos de grande influência nos processos organizacionais, e são também chamados de tecnologia das informação. A tecnologia da informação representa um mercado em larga expansão baseado não somente em computadores e softwares, mais também em inovação. Neste ambiente, percebe-se o surgimento de uma geração de jovens que desde cedo tem acesso aos computadores, os quais se tornam parte de suas vidas sociais, em que o ambiente digital não é visto como algo separado. Esses jovens são conhecidos como Geração Digital e muitos traduzem a influência do ambiente digital em uma opção de carreira. Segundo Palfrey e Gasser (2011), o mundo virtual dos Nativos Digitais é um mundo de grande volume de informações e constante inovação, a cada instante, um elemento torna-se prioritário sobre outro, em questões de meses ou mesmo semanas. Para as empresas de tecnologia da informação, o desejo e a criatividade desses jovens é essencial à sua existência. Para Tapscott (2010), atrair e reter estes jovens é um grande desafio para as organizações de tecnologia da informação. Conforme descreve Enriquez (2011) atrair e reter profissionais não se trata de um assunto novo para as organizações. A mão de obra especializada, questionadora e inovadora, precisa ser captada no seu íntimo e não apenas pelo valor financeiro a ser ofertado. Apenas o “colaborador” que ame poderá sustentar uma relação intensa de longa duração. E para esses jovens, não apenas o discurso é essencial, mas uma rede de elementos entre eles, os mitos e o simbolismo organizacional que permeiam as grandes empresas, histórias de grandes feitos e símbolos de conhecimento que podem mudar o mundo. Esta pesquisa procurou compreender a relação entre os jovens caracterizados como Nativos Digitais, que buscam entrar para o mercado de trabalho no setor de Tecnologia da Informação, e o simbolismo organizacional das empresas de TI de forma a traçar um paralelo com os mitos que cercam estas organizações e a sedução da subjetividade dos Nativos Digitais. Este estudo caracteriza-se como um estudo de múltiplos casos com um roteiro de entrevistas semiestruturado aplicado a jovens Nativos Digitais de três grandes empresas do ramo de tecnologia da informação. As entrevistas foram transcritas a fim de poder ser feita a Análise de Conteúdo, demonstrando assim que os nativos digitais crescem interagindo com o ambiente virtual e esta relação impregna o desejo profissional, fazendo com que as tecnologias e as empresas envolvidas estejam presentes ao longo da jornada como mitos e símbolos de um local onde o sucesso e o desafio se encontram. A atração é inevitável.

BANCA EXAMINADORA:

 

 

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Pereira Zille

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Anderson de Souza Santana

FDC/PUC Minas
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: JULIO CESAR DA SILVA